Indonésia abrirá mercado para carne bovina do Brasil, que atualmente exporta U$1,5 bi para região

André Garcia Santana

A Indonésia abrirá seu mercado de carne bovina para o Brasil. A notícia foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo ministro da Agricultura local, Andi Sulaiman, durante audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, em Jacarta. Atualmente o Brasil exporta para o país asiático US$ 1,5 bilhão por ano em produtos agropecuários e importa US$ 0,5 bilhão.

O país tem 265 milhões de habitantes, o quarto mais populoso do mundo, e crescimento demográfico estimado em 5% ao ano, apresentando grande demanda por alimentos e baixo consumo de proteína em comparação a média mundial. Os principais produtos brasileiros exportados são: Complexo de Soja (37%), Açúcar (25%), Algodão (20%) e Milho.

“Vamos nos reunir com os demais ministérios para estabelecer cota para o Brasil e acelerarmos esse processo. Iremos ao Brasil em missão de visita, o mais breve possível, conhecer o País e os métodos de produção. Sabemos da superioridade da carne brasileira no mercado mundial”, disse Sulaiman ao representante brasileiro.

Novacki destacou a importância do mercado indonésio e reforçou que o Brasil também prospecta a exportação de frutas, lácteos, entre outros produtos para lá. “Podemos apoiar a Indonésia não apenas fornecendo nossa carne de alta qualidade a preços competitivos, mas também cooperar na área de genética bovina, melhoramento de pastagens, cruzamentos industriais e exportação de animais vivos para confinamento”, disse Novacki.

Veja mais no Olhar Direto

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.