Quer fazer faculdade no exterior? Veja dicas de como se planejar

Seria o seu sonho fazer faculdade no exterior? O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), traz dicas de como proceder em relação à burocracia e aos custos envolvidos para entrar em uma instituição lá fora. Confira:

1. Planejamento financeiro

Independente do destino é importante saber que as universidades lá fora custam caro. Há possibilidades também de conseguir bolsas de estudo. Caso contrário, será necessário projetar diferentes cenários e traçar uma estratégia.

Você pode optar por aplicar um montante X em ações e obter altos rendimentos ou poupar um pouco todo mês até juntar a quantia certa. Em ambos os casos, é preciso começar a economizar cedo.

Outra opção é pegar um empréstimo com seu banco ou com a instituição conveniada à universidade. Geralmente, os juros dessas operações são baixos e você terá bastante tempo para quitá-las.

Pense desta forma: estudar fora é um investimento de longo prazo, que facilitará enormemente o ingresso e ascensão de seu filho no mercado de trabalho, mas que exige um planejamento financeiro que também deve ser feito em longo prazo.

2. Garanta que seu filho domine o idioma
Para que uma graduação no exterior seja viável, é necessário que seu filho seja proficiente na língua em que as aulas serão ministradas. Se o país escolhido for a Inglaterra, por exemplo, ele precisa ter um nível fluente de inglês.

Para conseguir isso, é necessário investir em um curso de idiomas ou matriculá-lo em uma escola bilíngue desde cedo. Fazendo isso, ele provavelmente deve ter alcançado o nível intermediário ao ingressar no Ensino Médio, e irá aprofundar seus conhecimentos da língua cada vez mais. Só assim ele conseguirá dar conta das demandas acadêmicas quando estiver na universidade estrangeira.

Uma dica: crianças têm uma facilidade imensa de aprender outros idiomas. Como várias escolas oferecem ensino bilíngue na modalidade infantil, não hesite na hora de matricular seu filho.

Veja mais dicas no blog Novos Alunos

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.