Jornada Pedagógica: 1.200 profissionais participarão das oficinas

A Jornada Pedagógica realizada pela Prefeitura de Macapá iniciou na segunda-feira, 19, com ciclo de palestras, que continuou nesta terça-feira, 20, no auditório do Sebrae. Nesta quarta, 21, e quinta-feira, 22, acontecerão as oficinas nos polos das escolas Aracy Nascimento, Hildemar Maia e Rondônia.

Simone Freitas, coordenadora do evento, informa que as oficinas que ocorreriam na Escola Antônia Barbosa foram transferidas para a Escola Rondônia. “A programação continuará a mesma, apenas com a mudança do endereço, o horário ainda é o mesmo, pela manhã, das 8h às 12h; e tarde, das 14h às 18h. Estamos com 1.200 inscritos para as oficinas”, destaca.

A Jornada Pedagógica, que tem como temática Alfabetização em questão: limites e perspectivas, possibilita mecanismos para visualizar as novas mudanças efetivadas no campo educacional, bem como seus impactos no contexto escolar. O ciclo de palestras contou com profissionais especialistas, mestres e doutores de universidades do Amapá e dos estados da Bahia, São Paulo e Pará.

“Fiquei muito surpresa de ver tantos profissionais participando. Um evento tão grande sendo realizado pela uma instituição municipal demonstra que a Educação é relevante por aqui. Trouxe um pouco do meu trabalho, minhas pesquisas, e vim trocar experiências com os profissionais”, relata a doutora Claudia Prioste, que palestrou no primeiro dia de jornada. Ela trouxe sua pesquisa sobre Avaliação para as Aprendizagens nos anos iniciais.

A secretária municipal de Educação, Sandra Casemiro, destaca o papel do evento, que este ano buscou atender a todos os profissionais da área. “Ainda teremos oficinas para os professores, pedagogos, merendeiras, serviços gerais e até para os motoristas que conduzem nossos alunos. Buscamos aperfeiçoar ainda mais a qualificação do ensino da rede municipal”, informa.

As oficinas são diversas, como trabalhar o papel do professor diante dos contextos inovadores, construção de experimentos, garrafas PET, robótica educacional e o movimento maker, Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, atualização em manipulação de alimentos, altas habilidades/superdotação: identificando talentos, entre outras. A jornada encerra nesta sexta, 23, com palestras e mesa redonda, das 8h às 12h, no auditório do Sebrae.

Pérola Pedrosa

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.