RR: Governo quer impedir consulta a indígenas para instalação de torres de energia

O Governo de Roraima entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para acabar com a obrigação legal da consulta prévia às comunidades indígenas atingidas pela construção de empreendimentos em seus territórios.

Para isso, pede a inconstitucionalidade das regras definidas em decreto presidencial de 2004 que promulga a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais. O pedido é de urgência e vai ser analisado pelo ministro Luiz Fux.

A ação, assinada pela Governadora Suely Campos, destaca a instalação das torres de transmissão de energia entre o Linhão de Tucuruí eRoraima. A obra está parada por decisão da Justiça Federal até que fique comprovada a efetiva consulta à comunidade indígena Waimiri Atroari.

A advogada do Instituto Socioambiental, Juliana Barbosa, responsabiliza o Estado e afirma que o direito a consulta prévia dos povos originários não é responsável pela paralisação.

O ‘Linhão de Tucuruí’ vai permitir que Roraima faça parte do Sistema Interligado de transmissão e produção de energia elétrica. O governo acredita que a medida vai amenizar os riscos de apagão no estado.

Atualmente, a maior parte da energia elétrica consumida no estado é atendida pelo sistema de integração Brasil-Venezuela – que opera de forma precária e instável.

Também são destaques do Repórter Amazônia dessa quarta-feira, 7:

– Mulheres trans relatam os desafios e preconceitos para ingressarem no mercado de trabalho

– Campanha “Março Lilás” quer chamar a atenção para a realização de exames que previnem o câncer de colo de útero

– Belém terá show em homenagem às mulheres latino-americanas

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.