Saúde intensifica ações no combate à tuberculose

Até o final deste mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará diversas ações de combate à tuberculose por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da cidade. Os trabalhos tiveram início na última segunda-feira (5) e os esforços serão intensificados até o dia 29 de março, com ações educativas, mutirões, entrega de informativos e coleta de exames nas próprias sedes das unidades, e em espaços localizados nas regiões de abrangência. As atividades também marcam as ações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é comemorado no dia 24 de março.

Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Valéria Barbosa, as equipes de profissionais das UBSs realizarão uma série de trabalhos, envolvendo palestras e orientações em salas de espera, distribuição de cartilhas informativas e coleta coletiva de exame nos casos positivos de sintomáticos respiratórios. “Também serão feitas atividades educativas junto aos grupos de atividades físicas já existentes em cada UBS, visitas domiciliares e ações em escolas para conscientizar as crianças e adolescentes”, informou.

Nesta quinta-feira (8), a partir das 7 horas, haverá ação educativa e coleta de exames BAAR para o diagnóstico da doença, na sede da UBS do Jardim Eldorado. No mesmo dia, será feita uma atividade similar pela UBS San Izidro, na Capela Sagrada Família, às 8 horas. As duas unidades estão localizadas na região sul.

Já na UBS do Conjunto Lindoia, na região leste, a ação ocorre a partir das 8 horas com abordagens educativas nos grupos e coleta de escarro. No decorrer do dia, também será feita divulgação em uma feira livre realizada em frente à Igreja Cristo Bom Pastor, na rua Nova Esperança, 222. Neste local, ficará montada uma barraca para as orientações, verificação de pressão e coleta de exames na sala da igreja.

Na região oeste de Londrina, a UBS do Jardim Leonor terá trabalhos a partir das 8 horas, com coleta de exames e orientações à comunidade. A área da recepção da unidade estará decorada para fornecer informações aos usuários.

Na sexta-feira (9), das 13 às 18 horas, a equipe da UBS Guanabara prestará serviços de orientação no Shopping Aurora, com educação em saúde e coleta coletiva nos casos positivos de sintomáticos respiratórios. A ação é voltada a adultos acima de 18 anos com sintomas respiratórios.

Veja mais no site Massa News

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.