Pela quarta vez, Angela Merkel é reeleita chanceler da Alemanha

Ao todo, foram 364 votos, nove a mais do que ela precisava; dias antes, a chanceler alemã havia assinado o acordo para a nova “grande coalizão”

Pela quarta vez, os deputados alemães reelegeram Angela Merkel como chanceler da Alemanha nesta quarta-feira (14). Após reeditar o acordo de grande coalizão entre conservadores e social-democratas, ela conseguiu o voto da maioria absoluta dos Bundestag (Câmara Baixa).

Ao todo foram 364 votos favoráveis, entre os 688 votos válidos. Merkel teve nove votos a mais do que precisava, mas 35 a menos do que a maioria teórica de 399 deputados conservadores e social-democratas. Nove deputados se absteram.

No entanto, o resultado não agradou a todos. Depois de anunciar o número de votos, a chanceler foi aplaudida pela maioria, menos pelos membros do Partido Social Democrata (SPD). Segundo o conservador da União Democrata Cristã (CDU), mesmo partido de Merkel, Alexander Mitsch, a escolha dos deputados pode ser um mau presságio, conforme informou o jornal alemão Bild .

“Aceito a eleição”, afirmou Merkel ao presidente da Câmara, Wolfgang Schauble. Em resposta, ele a desejou “força e sucesso” para enfrentar as “grandes tarefas” da legislatura.

Com isso, a chanceler recebeu os cumprimentos de seus colegas parlamentares e convidados, entre eles, o ministro da antiga legislatura, futuros membros do gabinete, seu marido, Joachim Sauer, e sua mãe, Herlind Kasner.

Os próximos passos da líder do CDU são ir para a sede da presidência do país, o Palácio de Bellevue, para a nomeação oficial pelo chefe de Estado, Frank-Walter Steinmeier, e depois voltar ao Parlamento para jurar o cargo.

Veja mais no site Último Segundo – iG

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.