Técnica Equoterápica começa a ser implantada no Amapá

A utilização de animais na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais é conhecida como Equoterapia.  O método terapêutico está sendo implantado no Amapá por um grupo de especialistas credenciados pela Associação Nacional de Equoterapia –ANDE BRASIL.
A modalidade terapêutica utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A especialista em Equoterapia, Gislaine Monteiro Ribeiro explica que o método emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

“A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima, não apenas aspectos físicos. A Equoterapia é ampla, por isso é reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina como método eficaz”, ressalta Gislaine.

A atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

O assunto será um dos principais temas durante o Ciclo de Palestras de Fisioterapia Neurológica promovido pelo curso de Fisioterapia da Faculdade Seama na próxima sexta-feira, 01. “Queremos mostrar aos amapaenses este novo recurso que já foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina e claro compartilhar com os profissionais da área informações importantes dessa modalidade terapêutica”, explica a coordenadora do evento, Karla Baraúna.

Ciclo de Palestras de Fisioterapia Neurológica

O evento acontecerá no dia 01 de abril às 14h na Faculdade Seama, reunirá três palestras.  Anóxia Neonatal, ministrada pela Neonatologista, Drª. Érica Aranha Aymoré, Equoterapia: Conceito e Equipe Multiprofissional com a Fisioterapeuta Drª. Gislaine Monteiro Ribeiro e Dor Neurológica e Psicológica com o Drº Arlan Amanajás.

Joicilene Santos – Jornalista(MTb 208/AP)
Supervisora da Agência Inove Comunicação

Deixe uma resposta