MEC abre período de adesão ao Prouni

Por: Terlânia Bruno, Rede Brasil Atual

São Paulo – O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União de hoje (21) a portaria que estabelece os critérios de adesão das Instituições de Ensino Superior (IES) ao Prouni 2012. De acordo com a portaria, as mantenedoras de IES deverão emitir o termo de adesão, ou aditivo, caso já participem do programa, no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).

Além disso, no mesmo sistema devem ser fornecidas informações como, por exemplo, o nome do coordenador do programa nas instituições e o total de bolsas parciais e integrais que serão oferecidas.

Para a adesão, o MEC vai considerar as informações constantes do Cadastro de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação (Cadastro e-MEC) e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

As instituições podem ofertar bolsas integrais e/ou parciais (50%). A quantidade de bolsas que serão oferecidas em 2012 depende do que for indicado pelas mantenedoras das instituições quando da adesão ao programa ou emissão de termo aditivo.

O Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem caráter voluntário e oferece, em contrapartida, isenção de tributos às instituições que aderirem. Desde sua criação, o ProUni concedeu 1.043.354 bolsas de estudos. Atualmente, 1.400 instituições de ensino superior participam do programa.

 

Brasil Atual

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.