Desmatamento ilegal ameaça tribo amazônica, diz ONG britânica

O desmatamento ilegal da Amazônia está reduzindo rapidamente o território dos Awá, a tribo indígena mais ameaçada do planeta, afirmou nesta sexta-feira a ONG britânica Survival International.

Infográfico: Amazônia: o ouro verde em extinção

Segundo o comunicado da organização, cujo objetivo é a defesa dos povos indígenas, o desmatamento da Amazônia avança em ritmo especialmente acelerado no território dos Awá, e o problema se agravou nos últimos anos: a ONG estima que atualmente milhares de madeireiros operem ilegalmente na zona.

Os Awá são um povo indígena de caçadores-coletores e horticultores nômades do noroeste do Maranhão, cuja tribo soma, atualmente, cerca de 450 pessoas. Por ocasião da chegada da estação seca (de abril a setembro) e o início da nova temporada de corte de madeira, a Survival iniciou em abril uma campanha internacional para pressionar o Ministério da Justiça a tomar medidas que protejam efetivamente as terras dos Awá.

Nos seis primeiros meses da campanha, a ONG produziu um documentário estrelado pelo ator britânico Colin Firth sobre a situação da tribo, e mobilizou o envio de cerca de 27 mil mensagens ao Ministério da Justiça. No filme, a organização pede a expulsão “imediata” dos madeireiros do território dos Awá, “antes que o destruam completamente”.

“Pode ser que sejam apenas 450 pessoas, mas sua causa se transformou em uma notícia global em pouco tempo. O governo brasileiro não pode ignorá-los por mais tempo: deve incluí-los entre as prioridades de sua agenda”, defendeu Stepehn Corry, diretor da Survival International. O início da temporada de corte de madeiras é um “momento crítico” para a tribo, por isso “a pressão sobre o governo não deve parar”, acrescentou Corry.

Via Desmatamento ilegal ameaça tribo amazônica, diz ONG britânica.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.