Educa

Palestras de orientação ao trabalhador são ministradas durante Semana do Empreendedor Individual

Até sábado,serão disponibilizados gratuitamente atendimentos, palestras e oficinas aos empreendedores que buscam formalizar seu negócio

Fernanda Picanço/Sebrae

semana do empreendedor individual 2012 82

Iniciou nesta segunda-feira 2 de julho e vai até sábado dia 7 a Semana do Empreendedor Individual. Palestras, e oficinas, estão sendo disponibilizados gratuitamente pelo Sebrae e parceiros.

Um ambiente confortável montado ao lado do Teatro das Bacabeiras, foi preparado pelo Sebrae para atender os profissionais que buscam formalizar seu negocio.

Segundo o coordenador da Semana do Empreendedor Individual, Iranei Oliveira, “durante a Semana do EI estaremos orientando o trabalhador a se formalizar adequadamente, explicando a ele os deveres e obrigações de se tornar legal, visto que suas principais duvidas são sobre a documentação necessária para se legalizar, benefícios para quem se legaliza, imposto e procedimentos para finalizar o processo de legalização, além da formalização, estamos realizando oficinas Sebrae Empreendedor Individual(SEI), que visa capacitar os empreendedores já formalizados”.

O evento vem beneficiar o empreendedor que trabalha sozinho ou com um ajudante que esteja na informalidade e que tenha um pequeno negócio com faturamento de até R$ 60 mil por ano. Visando a formalização desse trabalhador, o Sebrae em parceria com instituições públicas e privadas vem realizando palestra para informar sobre os benefícios de quem quer sair da informalidade e ser dono do seu próprio negocio.

Edileuza de Oliveira foi a segunda trabalhadora a se formalizar no primeiro dia de evento. Ela trabalha há quatro anos nos segmentos de cosméticos e alimentação. “Todo trabalhador busca formalizar seu negócio, e comigo não foi diferente. Aqui recebi todas as informações que precisava para me tornar uma profissional legal, e com o apoio do Sebrae e dos parceiros presentes, me formalizei e sai com meu CNPJ. Pretendo durante a semana buscar informações quanto a linhas de créditos voltadas para o empreendedor, pois pretendo ampliar meu negocio”, afirmou a empreendedora.

O Ministério da Previdência Social (Inss), é um dos parceiros da Semana do Empreendedor Individual, e durante o evento dará palestras que tem como objetivo orientar o Empreendedor Individual, quanto aos benefícios como direito a aposentadoria por idade ou invalides, auxilio doença, salário maternidade, pensão por morte e auxilio reclusão.

O Conselho Regional de Contabilidade, que também tem o papel importante na informação a esse empreendedor, orienta quanto o relatório mensal que o Empreendedor individual deve fazer. Esse relatório deve ser preenchido mensalmente, dessa forma, facilita quando o trabalhador for fazer a declaração anual de rendimentos.

A Receita Estadual traz informações sobre benefícios e obrigações do empreendedor individual junto ao fisco do estado, além de orientações sobre a nota fiscal eletrônica. Vale ressaltar que empreendedores que atuam em atividade industrial ou comercial também devem recolher o Imposto Sobre Mercadorias e Serviços – ICMS.

Entre as palestras que acontecem durante a Semana do Empreendedor Individual, estão as dos parceiros. A equipe técnica do Instituto de Ordenamento Territorial do Estado (Imap) vai falar sobre o licenciamento legal; Prefeitura Municipal de Macapá com a palestra obrigações, licenciamento e fiscalização; Banco do Brasil com o tema: o que é microcrédito produtivo e como acessá-lo; Superintendência da Zona Franca de Manaus que irá abordar o tema: conheça os benefícios fiscais da Suframa, a Caixa Econômica Federal irá palestrar o tema produtos e serviços bancários para o empreendedor individual; a Vigilância Sanitária tratará sobre higiene e manipulação de alimentos e licenciamento legal, o Corpo de Bombeiros cuidados contra incêndios e precaução de segurança e o Ministério do Trabalho e Emprego com a palestra como contratar um funcionário.

Além das palestras, o Sebrae disponibiliza oficinas de gestão empresarial que acontecem diariamente. As oficinas fazem parte do Programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), que tem como objetivo capacitar o empreendedor já formalizado, as oficinas tem os seguintes temas: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Empreender, SEI Unir Forças Para Melhorar, SEI Planejar e SEI Administrar. O objetivo é fortalecer e facilitar o acesso do empreendedor a informação gerencial de forma presencial e on-line.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.