Show de meteoros atraiu milhares de olhares

Um verdadeiro espetáculo no céu pode ser observado na madrugada de sábado para domingo em alguns países. A chuva de meteoros Perseidas foi provocada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle

Rafaela Pozzebon

Foto: Reprodução Oficina da Net

O horário de pico, estimado pelos cientistas, às 5 horas, as pessoas teriam a oportunidade de observar a olho nu cerca de 90 meteoros caindo por hora.  E foi o aconteceu, o ator americano Rob Herring, que mora em Los Angeles, disse ter visto 31 meteoros no período de 35 minutos.

O Brasil não foi privilegiado neste evento, já que, o fenômeno veio da direção norte. “No Hemisfério Sul, o fenômeno acontece muito próximo ao horizonte, por isso acaba concorrendo com os prédios da cidade e a própria iluminação das ruas”, disse o diretor do planetário de São Paulo, João Paulo Delicatto.

O Perseidas pode ser observado todos os anos no mês de agosto, é neste período que a Terra passa por uma nuvem de detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. A NASA disse que este espetáculo já é observado pelo homem há cerca de dois mil anos.

O nome dado acontecimento, Perseidas, é em homenagem a constelação de Perseu, de onde os meteoros parecem surgir.

passagem do cometa Swift-Tuttle acontece de forma mais rara, apenas a cada 133 anos. De acordo com os cientistas, há uma possibilidade desse cometa colidir com o nosso planeta no ano de 2126.

Oficina da Net

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.