Alunos do Ifap fazem doação à Casa da Hospitalidade e ao Iapen

Os alunos dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram de uma Gincana Estudantil em que um dos objetivos era arrecadar roupas, calçados e kits de higiene para o Abrigo de Idosos da Casa da Hospitalidade em Santana e garrafas pets para a fábrica de vassouras do Instituto Penitenciário do Amapá. As entregas ocorreram nos dias 31 de agosto e 3 de setembro, respectivamente.

“O sentimento que fica após a Gincana é o de dever cumprido, os nossos objetivos eram promover a discussão da sustentabilidade e também ajudar instituições importantes para o Amapá, que prestam um serviço de assistência indispensável. Perceber que nosso trabalho ajuda a melhorar a vida de alguém que precisa é uma recompensa e tanto para todo o esforço que tivemos com o evento”, explica a professora Layana Costa, uma das coordenadoras da gincana.

A competição, característica de eventos desse tipo, foi substituída por uma concepção que busca estimular o aluno a se compreender como um agente transformador de sua realidade. “As doações ajudaram várias pessoas. Eu não imaginava que nós iríamos conseguir arrecadar tantas coisas para doar. As turmas só conseguiram isso porque trabalharam juntas apesar de estarem competindo. Todos ganharam com esse projeto”, enfatiza Clara Beatriz, 16 anos, aluna do curso Integrado de Mineração.

Um dos momentos mais importantes das ações de doação foi a ida dos alunos à Casa da Hospitalidade onde foram recebidos pelo padre Luís, que explicou como é a rotina da instituição e seus principais desafios. “As doações vão nos ajudar muito. Voltem outras vezes, mesmo que não tragam coisas materiais passem para nos visitar, tragam seus sorrisos e seu carinho, isso também é importante para os que aqui estão”, lembrou o padre, que é diretor da Casa da Hospitalidade.

Por Alexandre Brito, jornalista do câmpus Macapá

Deixe uma resposta