Rurap realiza oficinas e palestras para agricultores familiares na 49ª Expofeira

O Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), por meio da Coordenadoria de Processamento e Qualidade Agroalimentar, está realizando oficinas e palestras no espaço “Campo a mesa”, localizado no Sítio Agroecológico do Rurap, na 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá.

O objetivo das oficinas e palestras é despertar e sensibilizar os agricultores familiares para a comercialização e manuseios de forma adequada dos produtos derivados dos excedentes da produção, como forma de conseguir uma renda a mais.

Segundo a coordenadora de Processamento e Qualidade Agroalimentar do Rurap, Samara Xavier, a finalidade é mostrar aos agricultores que eles podem comercializar as frutas, bem como seus derivados, como, por exemplo, doces, geleias, compotas, entre outros.

“Por meio dos ciclos de oficinas e palestras podemos mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido pela instituição no interior do Estado, além de valorizar o desenvolvimento econômico dos agricultores e das comunidades envolvidas no ciclo com uma nova fonte de renda”, finaliza a coordenadora.

Para a agricultora familiar Maria José Valente de Oliveira, as oficinas são ótimas porque dão oportunidades de termos uma nova fonte de renda. “Eu, por exemplo, pretendo comercializar geleias e doces de abacaxi e maracujá até o final de setembro na feira do agricultor. Com isso, será mais um produto que irei comercializar no meu boxe”, conclui a Agricultora Maria José.

O público-alvo são os agricultores familiares e o público em geral que visita o Sítio Agroecológico do Rurap. Ao todo, serão 11 atividades no espaço, divididas em cinco palestras e seis oficinas que ocorrerão até sexta-feira, 7, com as oficinas “Artesanato de produção de biojoias” e “Manejo de palhas de buriti”.

Nesta segunda-feira, 3, no turno da manhã ocorreu a palestra sobre “Boas práticas de fabricação da farinha”, ministrada pela engenheira Alimentar do Rurap, Giane Galvão, e no turno da tarde as economistas domésticas do Rurap, Fernanda Matos e Walterly Pargliarini ministraram a “Oficina de derivados de frutas, ensinando a fabricação de polpas, geleias e doces”.

Raul Gemaque/Rurap

Via Agência Amapá – Rurap realiza oficinas e palestras para agricultores familiares na 49ª Expofeira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: