III Edição do Encontro de Preparação Psicossocial e Jurídica à Adoção

Durante dois dias, a equipe interprofissional do NAP ( Núcleo de Assistência Psicossocial) do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá realizou a terceira Preparação Psicossocial e Jurídica à Adoção. A ação é uma exigência para o deferimento do pleito de habilitação à adoção, determinada pela lei 12.010/09, (art 50,§3).

A preparação objetiva divulgar, desmistificar a temática e orientar as famílias que desejam oferecer um ambiente acolhedor às crianças necessitadas de proteção e apoio. A preparação também visa conscientizar e ampliar a visão dos participantes acerca da adoção tardia, interracial e de crianças com deficiência, através da troca de ideias e vivências, já que se trata de uma experiência ainda muito velada que precisa ser entendida pela família, Estado e sociedade. Portanto, essa rede de apoio logra o fortalecimento concreto das famílias constituídas pelos laços de afeto e a garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante o evento, foram repassadas orientações e informações pedagógicas, psicossociais e jurídicas que visam o maior esclarecimento acerca da temática da adoção, a fim de que esta ocorra dentro dos parâmetros legais, possibilitando a adaptação satisfatória entre a criança e o adotante.

O encontro também proporcionou a troca de ideias e experiências entre a equipe interdisciplinar e os participantes e, deles, entre si, abordando questões tais como: a ansiedade, os medos, a idealização da criança desejada, assim como as possíveis dificuldades no processo de adaptação mútua entre adotante e adotado.

A terceira Preparação Psicossocial e Jurídica à Adoção foi realizada no auditório da Escola Judicial do Amapá (EJAP).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: