Recírio encerra o Círio de Nazaré 2012 em Macapá

A procissão das luzes acontece tradicionalmente, após o encerramento do novenário do Círio de Nazaré, no 9º dia posterior à grande procissão da padroeira da Amazônia.

É o momento em que os devotos fazem suas orações à Deus e agradecimentos finais, já que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sai igreja Jesus de Nazaré e segue de volta à nova Catedral São José, onde fica durante todo o ano, até o próximo Círio.

O Recírio é a última procissão do Círio 2012, ocorre hoje, 22, logo após a missa às 19 horas, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A celebração é presidida pelo bispo da Igreja Católica, Dom Pedro José Conti e concelebrada pelo Pe Paulo Roberto e Pe Lourenço Filho.

Durante o trajeto do Recírio, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é saudada e aclamada pelos romeiros que acompanham a caminhada ou a assistem pelas janelas de suas casas. Entre muitas orações e canções e reflexões, os fiéis prestam suas últimas homenagens à Virgem Mãe de Jesus.

A procissão contorna a Av. Leopoldo Machado, Av. Mãe Luzia, Rua Eliezer Levy, Av. Presidente Vargas e Rua General Rondon, chegando a Catedral São José, com a benção final do bispo.

Este ano, com fé e religiosidade, cerca de 200 mil fiéis saudaram a virgem com o tema “Eu Creio! Nós Cremos!” e o lema: “Feliz aquela que acreditou” (Lucas 1; 45). Para o bispo diocesano, esta é uma demonstração de fé em Deus. “Nós cristãos, que seguimos o Evangelho, lembramos como forma de respeito e admiração, Maria que foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo, o nosso Salvador”, disse Dom Pedro.

Mônica Costa
Coord. Divulgação do Círio de Nazaré 2012

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.