Fisioterapeutas do Estado do Amapá discutem sobre técnicas inovadoras

Método PediaSuit no tratamento de crianças com paralisia cerebral e Pilates para pacientes com lombalgia são apenas algumas das diversas técnicas que tem sido utilizadas por profissionais de fisioterapia para buscar a melhora em diversos aspectos da saúde humana.

As técnicas serão abordadas através de estudos de caso no V Congresso de Fisioterapia do Estado do Amapá – CONFISA que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, na Faculdade Estácio Seama. O encontro tem o objetivo de capacitar e aprimorar os participantes dentro das novas temáticas da Fisioterapia. Além de trazer profissionais renomados dando a oportunidade dos acadêmicos aprenderem sem sair do Estado.

Pilates X lombalgia

A lombalgia é caracterizada por dor crônica na região lombar da coluna (a parte baixa da coluna, perto do quadril) e acomete pessoas independente de sua idade e condicionamento físico. Ela acontece geralmente por fraqueza na musculatura profunda do tronco (transverso abdominal) responsável por sustentar a estrutura da coluna, como um “cinturão de músculos” e outras vezes por falta de flexibilidade em alguns músculos posteriores do corpo.

No caso da lombalgia muitos fisioterapeutas têm empregado exercícios voltados para o fortalecimento e alongamento desses músculos nos programas de prevenção e reabilitação da lombalgia. São exercícios do método Pilates, que na sua maioria são realizados na posição deitada, proporcionando pouco impacto nas articulações de sustentação do corpo e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região lombar, o que pode atenuar e até mesmo acabar com as dores lombares.

Um comentário em “Fisioterapeutas do Estado do Amapá discutem sobre técnicas inovadoras

  • novembro 5, 2012 em 9:55 am
    Permalink

    Lembrando que lombalgia é um sintoma, e a verdadeira origem desse sintoma deve ser investigado adequadamente para não acentuar a desordem que pode ser muscular, articular, óssea, neural, etc.

    Resposta

Deixe uma resposta