PRONATEC atenderá beneficiários do Bolsa Família em Santana

Iniciativa visa capacitar beneficiários de programas federais para o mercado de trabalho

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) em parceria com Senai, iniciou nesta quarta-feira (7) as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão mais de 100 vagas direcionadas a beneficiários do Programa Bolsa Família e cadastrados no CadÚnico.

De acordo com a coordenadora Telma Viana, são 50 vagas para o curso de pedreiro em alvenaria nos turnos da tarde e noite, 50 vagas para soldador no processo eletrodo revestido e 20 vagas para mecânico de manutenção de motores de polpa.

Os cursos são voltados a trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família ou registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O Pronatec foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em cidades de todo o país.

“São requisitos básicos, ter idade entre 18 e 59 anos, noções de leitura e escrita e matemática. Esta será a primeira etapa, a pré inscrição. Os inscritos serão encaminhados ao Senai, sistema que executará os cursos, que efetivaram a matrícula” explicou a coordenadora.

Há ainda 20 vagas para o curso de manicure e pedicure que está sendo ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município em parceria com a Casa Bethania, destinado também aos beneficiários. As inscrições obedecem os mesmos critérios do Pronatec.

Os interessados podem se inscrever na própria secretaria, nos horários de 8h as 12h e 14h as 16h até o dia 14 de novembro. Os três primeiros cursos estão previstos para iniciar no dia 19 de novembro.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.