Bairro do Trem celebra a padroeira Nossa Senhora da Conceição

A programação do dia da padroeira do bairro do Trem, 08 de dezembro, sábado, inicia às 07h, com Missa Solene. Às 16h, a Missa Campal e em seguida a tradicional procissão pelo seguinte itinerário: avenida Cônego Domingos Maltêz, rua Hamilton Silva, av. Antonio Coelho de Carvalho, rua Odilardo Silva, av. Cônego Domingos Maltêz. Após a benção prossegue a programação social.
Novenário – Com o tema central Maria, uma mulher de fé – Feliz aquela que acreditou (Lc. 1,45) o novenário da festividade começou no dia 29/11 e prossegue até o dia 07/12, com a Santa Missa às 18h. Cada noite uma equipe paroquial prepara a celebração presidida por um padre pregador convidado. Após a Missa as pessoas participam da programação social, com atrações musicais locais e nacionais e venda de comidas típicas, na quadra coberta, em fase final de construção, ao lado direito da igreja matriz. De 16 a 26 de novembro foram realizadas as peregrinações da imagem da mãe de Jesus, que visitou comunidades e setores paroquiais.
Diaconato – No encerramento do novenário, dia 07/12, o presidente da celebração será o bispo Dom Pedro José Conti, que solenemente ordenará quatro novos diáconos permanentes da Diocese de Macapá. O diácono pode ser um homem solteiro, casado ou viúvo, no mínimo com 35 anos, e tem quase as mesmas funções que o sacerdote, exceto consagrar a Eucaristia e atender confissões. No entanto, o diácono pode realizar celebrações religiosas como batizados e casamentos, além de administrar igrejas, ser bons aconselhadores e dar a benção, entre outros serviços pastorais.
Histórico – Nossa Senhora da Conceição, a segunda paróquia criada em Macapá, é constituída atualmente por quatro comunidades: a matriz, no bairro do Trem; Santa Inês, com a igreja na orla do rio Amazonas; Nossa Senhora de Nazaré, no Araxá; e Cristo Rei, no bairro Pedrinhas. O atual pároco é o padre diocesano Fábio Rogério Bezerra Pereira. Uma das festas mais antigas dedicadas à Imaculada Conceição no Amapá ocorre no bairro do Trem, há mais de sessenta anos, desde 1949, na época da primeira capela de madeira erguida no terreno bem em frente à atual sede do Trem Desportivo Clube.
Em maio de 1950 o missionário italiano do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), padre Antonio Cocco lançou a pedra fundamental da nova capela, consagrada e inaugurada em maio de 1954, pelo bispo da então Prelazia de Macapá, Dom Aristides Piróvano, hoje com a monumental torre ao lado esquerdo, a atual igreja Nossa Senhora da Conceição recebe muitos fieis o ano inteiro, especialmente neste período de festividade.

“A festa da Imaculada Conceição é tempo de renovação espiritual, de um novo fervor e ardor missionário. Celebramos o Ano da Fé e nos aproximamos de mais uma Jornada Mundial da Juventude em 2013, ano que para a nossa paróquia será enfatizada a experiência missionária, um ano de aprofundamento da fé em atos”, orienta o pároco padre Fábio Rogério.

O dia 08 de dezembro é quase um feriado nacional porque muitas cidades no Brasil celebram o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, a exemplo do Amapá: padroeira do bairro do Trem, em Macapá; do município de Calçoene, no extremo norte do Estado; do bairro Comercial, em Santana; da cidade de Afuá/PA, do outro lado do rio Amazonas, e de tantas outras localidades do interior do Estado. (Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)

Aviso:
"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas da ELETRONORTE S/A são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal. Esta mensagem pode ser monitorada".

DISCLAIMER
"This message is destined exclusively to the intended receiver. It may contain confidential or legally protected information. The incorrect transmission of this message does not mean loss of its confidentiality. If this message is received by mistake, please send it back to the sender and delete it from your system immediately. It is forbidden to any person who is not the intended receiver to use, reveal, distribute, or copy any part of this message."

Deixe uma resposta