Amazônia começa 2013 com chuvas acima da média

Índices pluviométricos são superiores ao esperados, mesmo para o auge da estação chuvosa. Apenas Roraima segue com baixos índices de chuva.

Foto: Larissa Balieiro/Reprodução
Foto: Larissa Balieiro/Reprodução

MANAUS – Relatório de previsão climática para o trimeste (janeiro a março) do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), divulgado nesta terça-feira (8), aponta aumento de precipição de chuvas em cinco estados da Amazônia Legal. O período marca o auge da estação chuvosa no sul da Amazônia, principalmente, por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Ainda de acordo com o boletim, apenas o estado de Roraima segue com baixos índices de chuva, podendo registrar valores próximos de 10 mm no extremo norte do Estado até o mês de fevereiro. Já para o oeste, centro e sul do Acre, em sudoeste e sudeste paraense de Tocantins, litoral do Maranhão e no oeste e sul do Amazonas a previsão é de chuvas acima do padrão climatológico.

Já no norte do Maranhão e do Amapá observa-se um aumento gradual da chuva no decorrer do trimestre, à medida que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se desloca, atingindo uma posição mais ao sul.

O norte e nordeste do Amazonas (Calha do Rio Negro), e nos estados de Roraima, interior do Amapá, e região do Marajó (calha norte do baixo Amazonas no Pará) a precipitação das chuvas estará abaixo dos padrões.

Temperatura

A temperatura prevista aponta que os termômetros estarão acima dos padrões climatológicos no litoral da região, desde o Maranhão até o Amapá, baixo Amazonas e estados do Pará, Amazonas e Roraima e próximo aos valores médios nas demais áreas da Região Amazônica.

Apenas o estado de Roraima segue com baixos índices de chuva, podendo registrar valores próximos de 10 mm no extremo norte do Estado até o mês de fevereiro.

Fonte: Portal Amazônia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: