Curto-circuito provocado por uma descarga atmosférica (raio) foi a causa do apagão no Amapá

O gerente regional da Eletrobras Eletronorte, engenheiro Marcos da Silva Drago, confirmou, hoje à tarde, que um curto-circuito provocado por uma descarga atmosférica (raio) foi a causa do desligamento geral do Sistema Amapá na noite de quinta-feira, 10/01. A descarga atingiu a rede, de aproximadamente 200 metros, que leva energia da Unidade Geradora três da Hidrelétrica Coaracy Nunes para a Subestação Central, instalada na mesma área da Usina do Paredão, no município de Ferreira Gomes.

Segundo o gerente regional e o presidente da CEA, José Ramalho, o travamento do sistema elétrico local e outras conseqüências em decorrência do desligamento, ocasionaram a demora do restabelecimento do fornecimento de energia elétrica, que durou por mais de duas horas, a partir das 19h27. Após uma hora e meia do início do desligamento o fornecimento de energia começou a ser restabelecido. O Sistema Hidrotérmico do Amapá atende treze dos dezesseis municípios, sendo que Oiapoque, Vitória e Laranjal do Jarí são atendidos exclusivamente por geradoras contratadas pela CEA.

Em entrevista coletiva realizada na manhã da sexta-feira, 11/01, o gerente regional Marcos Drago e o presidente da CEA, José Ramalho, confirmaram que não foram registrados outros danos nas máquinas geradoras das Usinas Hidrelétrica Coaracy Nunes e Térmicas Santana Um e Dois e que todo o sistema está operando normalmente.

Um relatório, com todas as informações técnicas sobre o desligamento geral e as providências preventivas que estão sendo tomadas, foi enviado ao diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araújo, em Brasília, e repassadas ao ministro de Minas Energia Edson Lobão. (Oscar Filho – assessoria de comunicação)

Aviso:
"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas da ELETRONORTE S/A são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal. Esta mensagem pode ser monitorada".

DISCLAIMER
"This message is destined exclusively to the intended receiver. It may contain confidential or legally protected information. The incorrect transmission of this message does not mean loss of its confidentiality. If this message is received by mistake, please send it back to the sender and delete it from your system immediately. It is forbidden to any person who is not the intended receiver to use, reveal, distribute, or copy any part of this message."

Deixe uma resposta