“Ação Mais Cidadania” chega ao Carmo do Macacoari e se integra à Festa de São Sebastião


Prefeita de Itaubal, Ester Cândida (2ª à esq.), esteve em Macapá a fim de acertar os últimos detalhes para o sucesso da ação em Carmo do Macacoari. Veja mais imagens aqui.A “Ação Mais Cidadania” chega à localidade de Carmo do Macoacari e se integra à Festa de São Sebastiao. O evento acontece neste sábado, 19, levando mais de 100 profissionais do Estado que farão atendimentos em diversas áreas como saúde, educação, emissão de documentos, cultura, assessoria jurídica, recreação e estética.

A ação tem como meta proporcionar atendimento de qualidade a todos os moradores de Carmo do Macacoari e regiões mais próximas. É coordenada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) em parceria com diversas instituições estaduais.

Para que tudo ocorra dentro da normalidade, a prefeita do município de Itaubal do Piririm, Ester Cândida, esteve em Macapá a fim de acertar os últimos detalhes, garantindo o sucesso das atividades a serem desempenhadas. A prefeita afirmou que a ação vai abrilhantar a festividade, ajudando a população na emissão de documentos, realização de exames, assessoria jurídicas, palestras e recreação.

“Para o cidadão conseguir a Carteira de Identidade ou de Trabalho, por exemplo, ele precisa se deslocar até Macapá. E neste sábado tudo isso poderá ser feito aqui, além de outros serviços como a emissão da Carteira do SUS, atendimento médico, entre outros. Nossa comunidade está ansiosa e muito feliz com a atenção dispensada pelo Governo do Estado ao nosso munícipio”, comentou Ester Cândida.Ação executada pela SIMS com o apoio de diversos parceiros é um projeto do Governo do Estado que leva auxílio a localidades distantes de Macapá

História de devoção

Com o marco inicial da “Ação Mais Cidadania”, a comunidade, em parceria com Governo do Estado, prossegue a celebração com uma vasta programação, cujo ponto alto será nos dias 25 e 26 de janeiro.

Segundo relatos do morador José Raimundo Nery, a devoção pelo santo iniciou através da crença de um dos pioneiros da comunidade, seu Januário do Rosário, que fez de sua fé a motivação para a solução de seus problemas.

“As festas em comemoração ao dia de São Sebastião iniciaram quando seu Januário do Rosário veio morar na localidade, contratado para trabalhar como feitor na fazenda de Porfíria Machado. Ao chegar no local, deparou-se com uma epidemia que estava pondo fim à criação de gado da região. Muito religioso, Januário começou a fazer promessas a São Sebastião, rogando que a moléstia acabasse, tendo sua graça alcançada. A partir daí, foi considerado líder entre os fazendeiros e, em agradecimento, passou a comemorar a festa todos os anos”, conclui José.

Sua fé contagiou a todos. Hoje, com mais de 100 anos, tornou-se a festa mais importante de Carmo do Macacoari, com direito a uma vasta programação com caráter profano conhecida no Amapá.

A programação inicia com a peregrinação da imagem do santo nas comunidades de Itaubal, Curicaca, São Miguel, Conceição do Macacoari, Retiro Santo Antônio e Igarapé Amazonas, seguida por ladainhas, missa e procissão.

No último dia de comemoração, os fiéis organizam competições de futebol, corrida a cavalo, apresentação de grupos de pagode e finalizam com o baile dançante.

Os coordenadores do evento calculam que pelo menos 15 mil pessoas vindas de outras localidades devam participar do festejo.

Programação

12/01/13 – Sábado

6h – Alvorada de fogos

18h – Ladainha, vendas de iguarias, e apresentação de Marabaixo

 

13/01/13 – Domingo

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelas famílias; venda de iguarias e pescaria

 

14/01/13 – Segunda-feira

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelos funcionários; venda de iguarias e pescaria

 

15/01/13 – Terça-feira

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelos comerciantes; venda de iguarias e pescaria

 

16/01/13 – Quarta-feira

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelas senhoras; vendas de iguarias e pescaria

 

17/01/13 – Quinta-feira

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelos vereadores; vendas de iguarias e pescaria

 

18/01/13 – Sexta-feira

6h – Alvorada de fogos

18h – Novena realizada pelos pecuaristas

 

19/01/13 – Sábado

6h – Alvorada de fogos

18h – Ladainha realizada pela diretoria; vendas de iguarias e pescaria

Queimas de fogos

 

20/01/13 – Domingo

5h30 – Alvorada de fogos

8h – Santa Missa

9h – Procissão

12h – Almoço seguido de leilão

14h – Programação das crianças

15h – Corrida de cavalo: masculino e feminino / Classificatório

 

26/01/13 – Sexta-feira

15h – Corrida de cavalo: masculino e feminino / Final

21h – 2ª noite do baile dançante

Cristiane Mareco/Secom

Deixe uma resposta