FIES possibilita sonhos para acadêmicos

As dificuldades para se entrar em uma Faculdade são diversas, nos tempos de hoje em que a concorrência é grande e as condições financeiras não são favoráveis, não é fácil começar e concluir uma graduação, milhares de brasileiros iniciam e não conseguem seguir no curso.

Com Heleno Mendes não foi diferente. O aluno iniciou o curso de Psicologia na Estácio Seama e chegou um determinado momento que sua instabilidade financeira caiu, lamentavelmente iria desistir, até que resolveu tentar o FIES para concluir o curso.

O aluno de Psicologia conseguiu ser aprovado com 100% de financiamento, foi ao banco e não levou mais de 30 minutos para que tudo fosse resolvido. “O que me surpreendeu foi a não burocracia, pois as pessoas têm a concepção que é difícil entrar no FIES”, comenta Heleno.

Contente por ter seguido o curso que almejava, o futuro psicólogo fala do alívio em conseguir o Financiamento Estudantil. “É muito bom começar o ano sabendo que não vou precisar me preocupar de que forma vou pagar a Faculdade, pois o FIES fará isso por mim. Se não fosse o fies eu teria parado o meu curso. Acredito que acontece isso com muita gente”, comenta Helano.

Saiba o que é o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.