Multado, condomínio derruba muro sobre igarapé em Manaus

Foto: Reprodução D24AM
Foto: Reprodução D24AM

Manaus – O muro construído no Conjunto Residencial Sargento Pantoja sobre o Igarapé do Franco, na Compensa, zona oeste, foi demolido na manhã de segunda-feira (5) pelos próprios moradores, após a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) ter autuado e multado o condomínio em R$ 35 mil por crime ambiental por tratar-se de uma Área de Preservação Permanentes (APP).

O crime ambiental foi denunciado pelo PortalD24AM, no dia 31 de janeiro. Na ocasião, o subsíndico do condomínio, Francisco Chagas, 65, afirmou que a construção do muro era um acordo feito entre os proprietários dos apartamentos devido às reclamações sobre alta incidência de assaltos. “Como o igarapé passa por dentro do conjunto e não possui muro algum, tivemos que criar este para manter a segurança dos condôminos”, explicou.

Segundo a legislação ambiental, as edificações devem estar, no mínimo, 30 metros de distância a partir do ponto de maior cheia para qualquer construção.

O Instituto Municipal de Ordem e Planejamento Urbano (Implurb) também esteve no local após a denúncia, e notificou o condomínio determinando a demolição voluntária com prazo estipulado até esta segunda-feira.

D24Am

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.