Educa

Câncer de pulmão vai matar mais mulheres que o de mama

Pesquisa sugere que aumento reflete crescimento no número de mulheres que começaram a fumar nos anos 1960 e 1970

DO R7

Símbolo do combate ao câncer
Símbolo do combate ao câncer

O câncer de pulmão vai superar o câncer de mama como a principal causa de mortes entre as mulheres europeias até o ano 2015, segundo estudo da Universidade de Milão, na Itália.

De acordo com a pesquisa, o aumento reflete o crescimento no número de mulheres que começaram a fumar nos anos 1960 e 1970.

A equipe acredita que a taxa de morte por câncer de pulmão vai continuar sua tendência ascendente nos próximos anos, mas deve reduzir com o tempo, já que hoje há menos jovens começando a fumar.

Os dados indicam que em 2013, cerca de 82.640 mulheres europeias vão morrer de câncer de pulmão, enquanto 88.886 vão morrer de câncer de mama.

E em 2015, no entanto, o equilíbrio terá mudado e o câncer de pulmão vai superar o câncer de mama no número de morte.

O pesquisador Carlo La Vecchia e seus colegas analisaram as taxas de todos os tipos de câncer em 27 países da União Europeia (UE) como um todo e também individualmente em seis países, França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Reino Unido.

Os números mostram que, apesar de mais pessoas estarem desenvolvendo câncer, porque estão vivendo mais, no geral, menos estão morrendo da doença.

Apesar da queda nas mortes por câncer no total, as taxas de morte por câncer de pulmão continuam a aumentar entre as mulheres em todos os países da UE.

Segundo La Vecchia, eles esperam que o número de mortes por câncer de pulmão comece a cair entre 2020 e 2025, já que a geração de mulheres mais jovens fuma menos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.