Obama anuncia recursos imediatos para as vítimas do tornado em Oklahoma

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez esta terça-feira um breve discurso a prometer recursos e auxílio para as vítimas do tornado que devastou parte da região de Oklahoma City.

O presidente afirma que o trabalho para a reconstrução da cidade será longo. Foto: The Guardian

«Ontem falei com a governadora [de Oklahoma] Mary Fallin para deixar claro que vou deixar todos os recursos que eles precisem», afirmou. «Oklahoma precisa de recursos imediatamente.»

Na noite de segunda-feira, Obama declarou estado de desastre na região, o que abre caminho para a ajuda federal às áreas devastadas nos condados de Cleveland, Lincoln, McClain, Oklahoma e Pottawatomie.

O presidente também enviou o chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências, Craig Fugate, para a área mais atingida pelo tornado.

Obama também disse que as suas preces estão com o povo de Oklahoma e agradeceu o trabalho de professores, voluntários e equipas de resgate.

Para o presidente, «um dos mais destruidores tornados da história» passou pela região de Oklahoma City.

«Num instante, muitas casas foram destruídas e dezenas de pessoas perderam as suas vidas. Entre elas, estavam crianças a tentar encontrar abrigo no lugar mais seguro que conheciam: a escola», afirmou.

Segundo Obama, o trabalho de reconstrução da região será longo.

Autoridades de Oklahoma City afirmaram esta terça-feira que foram resgatados 24 corpos depois da passagem do tornado devastador por Moore, em Oklahoma, uma queda significativa em relação às 51 mortes anunciadas anteriormente.

«Temos boas notícias. O número certo agora é 24», afirmou Amy Elliott, chefe administrativa da equipa de legistas de Oklahoma City.

Diário Digital

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.