Prefeitura de Macapá oferece curso na área da construção civil para mulheres

A Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) oferecerá curso de qualificação profissional na área da construção civil para mulheres. Programado para iniciar em janeiro de 2014, o projeto ousado intitulado “Mulheres que constroem” foi criado pelo Departamento de Estudos de Marcados e Capacitação da Semdec, com o objetivo de promover cursos para as áreas de encanador hidráulico, pintor e azulejista. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon-AP) Macapá possui 295 empresas registradas somente no setor da construção civil.

A iniciativa despertou o interesse da Coordenadoria de Mulheres, que vê no projeto uma alternativa em potencial para tirar mulheres da condição de risco e elevar a autoestima delas.

O curso de capacitação e qualificação profissional será oferecido às mulheres que estão dentro e fora do mercado de trabalho, das zonas urbana e rural do município de Macapá. De acordo com o secretário José Oliveira, o projeto também destina vagas àquelas que recebem benefício de programas sociais do Governo Federal. “Queremos suprir a carência de profissionais qualificados neste setor econômico da construção civil. As mulheres vêm fazendo total diferença no mercado de trabalho neste ramo em outras capitais, e em Macapá não será diferente”, ressalta o secretário.

Os cursos oferecidos pela PMM atenderão 300 mulheres, com 70 % das vagas destinadas às beneficiárias dos programas sociais de transferência de renda do Governo Federal. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 100 para o curso de Encanador Hidráulico, 100 vagas para o curso de pintor e 100 para o curso de azulejista. As turmas serão formadas por no máximo 35 alunas. Ainda de acordo com o projeto, as aulas serão presencias e diárias, com carga horária de 3 a 4 horas por dia, em um período de 5 (cinco) meses.

As inscrições ocorrerão no período a ser estabelecido pela Semdec e obedecerá aos seguintes critérios:

a) Ser Mulher que preferencialmente esteja sendo atendida pelos programas de bolsa família seja municipal, estadual ou federal.

b) Que tenha cursado pelo menos a primeira fase do ensino fundamental, ou seja, até a 4º serie.

c) Ser Mulher amapaense ou já conviver no município de Macapá pelo menos dois anos e que tenha uma renda familiar per capita mínima, compatível estabelecidas pelos programas sociais do Governo Federal.

Para mais informações, as interessadas devem se dirigir até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município (Semdec), localizada na Rua Manoel Eudóxio Pereira, 2438, bairro do Trem.

Maitê Mastop – Asscom Semdec

Contato: 81271595

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.