Educa

Hemoap realiza campanha Doando nas Férias para garantir estoque de sangue

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) realiza nesta quarta-feira, 3, a campanha Doando nas Férias. A ação tem o objetivo de sensibilizar a sociedade no período em que os hemocentros sofrem redução nas doações de sangue e, consequentemente, no estoque preventivo que é mantido pelo Hemoap para atender a rede hospitalar do Estado.

A abertura acontece com a mobilização de uma blitz educativa na Rua Cândido Mendes, em frente à Fortaleza de São José de Macapá, das 17h ás 19h.

Para participar, o voluntário precisa ter idade mínima de 18 anos e a máxima de 65, pesar no mínimo 50 quilos e realizar alguns exames como HIV, sífilis, doença de Chagas e hepatites, além de tipagem sanguínea para que a transfusão seja realizada com segurança.

Segundo o diretor do Hemoap, Ivan Daniel, os procedimentos para a doação são muito simples, rápidos, sigilosos e seguros e não oferecem nenhum risco a quem está doando.

“É muito importante a participação de todos, principalmente no período de férias, onde há um aumento no número de solicitações de sangue. A sua doação e fundamental para salvar vidas”, enfatiza Ivan.

Na ocasião serão distribuídos kits com preservativos femininos e masculinos , lubrificantes e flys com orientação à doação.

Cristiane Mareco/Secom

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.