Índios exigem suspensão de estudos de nova hidrelétrica na Amazônia

Rio Xingu, Brasil, 15 de junho de 2012. Foto: Atossa Soltani/ Amazon Watch / Spectral Q
Rio Xingu, Brasil, 15 de junho de 2012. Foto: Atossa Soltani/ Amazon Watch / Spectral Q

Os índios mundurukus da Amazônia estão com reunião marcada neste mês de julho com o governo brasileiro. Eles exigem a paralisação dos estudos de impacto ambiental de nova hidrelétrica na bacia do rio Tapajós, na região amazônica. O encontro foi marcado depois da soltura de três biólogos que faziam os estudos ambientais da área e foram sequestrados pelos índios a 21 de junho.

O clima de tensão agravou-se no mês de maio com mais uma ocupação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte. Desde que as obras foram iniciadas, em junho de 2011, os protestos indígenas já levaram à sua paralisação 92 vezes.

No início de junho 144 índios mundurukus ocuparam a Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, sede do governo brasileiro, para articular a paralisação das obras da Belo Monte e os outros empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Rio Tapajós e Estados do Pará e Mato Grosso. Os índios foram recebidos pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que reafirmou o andamento dos empreendimentos.

Nos últimos dois meses, a crise da questão indígena virou cenário de filme de velho oeste com as mortes dos índios Oziel Terena e Adenilson Kirixi Munduruku, que ocupavam a fazenda Buriti, no município de Sidrolândia, no Estado do Mato Grosso.  As autoridades têm mostrado incapacidade em resolver o conflito e os índios sofrido ataques racistas por parte da mídia e a violência da Polícia Federal. O ministro reconheceu erro na ação dos agentes policiais nos casos das mortes e reafirmou que os índios não eram alvo da Força de Segurança, que estaria no local para assegurar os interesses de todos.

Continue lendo em Global Voices

Um comentário em “Índios exigem suspensão de estudos de nova hidrelétrica na Amazônia

  • julho 12, 2013 em 8:22 pm
    Permalink

    Republicou isso em businesseconomicsforecaste comentado:
    Acredito que os indios sao os donos daquela terra. Entao, eles tem de participar de todo e qualquer estudo em relacao a hidreletricas na area deles! Inclusive porque eles podem morrer de fome sem peixes!

    Resposta

Deixe uma resposta