Macapá Verão 2013: no Curiaú Marabaixo e hip hop dividiram espaço e caíram no gosto de turistas

Crianças, jovens e adultos aproveitaram o sol, ainda que fraco, para se banhar nas águas do balneário do Curiaú, no domingo, 14, no Macapá Verão 2013. Na maloca, as dançarinas e tocadores de caixas de Marabaixo fizeram todos entrar na roda para arrastar os pés, mas a programação foi bastante eclética, e também contou com a participação de MC, nas baladas do Hip Hop Billy Box Enigma.

As atividades, Coordenadas pela Prefeitura de Macapá, tiveram início logo cedo. Por volta das 7h30 turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, como franceses e Japoneses, visitaram e tiraram fotos do ponto turístico macapaense. Eles se encantaram com o Curiaú, região remanescente de quilombo e santuário natural do Amapá.

O Marabaixo contagiou os banhistas. Os grupos Luz que Renasce, Berço do Marabaixo, Associação Cultural Tia Zezinha fizeram bonito durante a tarde de domingo e a maloca também lotou quando foi anunciado a inscrição do Musa Verão 2013, que acontecerá dia 28 de julho, na Fazendinha.

A Guarda Municipal fez a proteção dos veranistas, garantindo que as famílias desfrutassem das programações sem violência. Para prevenir contra a degradação ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman) trabalhou na coleta de lixo e distribuição de sacolas para os motoristas. Também houve distribuição de camisinhas para as pessoas que chegavam ao local.

Os banhistas aprovaram a revitalização que a Macapatur realizou no Balneário. Como quase toda a estrutura do ponto é de madeira, com o tempo e com o percurso das águas a estrutura fragiliza. “É bom saber que estamos nos divertindo num lugar seguro”, comenta o turista Arlindo Sales, natural de Olinda, que estava aproveitando o festival de verão macapaense com a família.

Ao final da tarde os veranistas que se dirigiam à Macapá, pela BR 156, encontraram mais programações da PMM. Grupos de Funk, músicas, apresentações de teatro e jogos se apresentaram na Praça da Rodovia do Curiaú. Lá, a programação ocorreu em formato de Via Livre, nova proposta da Prefeitura, direcionada para famílias que não podem se deslocar aos balneários e para moradores de bairros adjacentes. Na Via livre, que ocorreu também no Congós, a PMM fecha ruas e avenidas, para garantir o transito livre de pessoas, em especial de crianças e jovens, que podem se divertir a valer, e em segurança, com suas bicicletas, patins, skates e ainda aproveitar a programação esportiva e cultural do Macapá Verão 2013.

Renata Marques – Asscom PMM

Fotos: Edvaldo Ribeiro

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.