Preparativos para a encenação da batalha entre mouros e cristãos estão a todo vapor

Ápice da Festa de São Tiago em Mazagão Velho acontece em 24 e 25 de julho, quando o espetáculo ao ar livre é representado pela comunidadeOs preparativos para a encenação da batalha entre mouros e cristãos realizada na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, estão a todo vapor. No barracão onde as fantasias estão sendo confeccionadas o clima e de alegria e emoção. Os festejos iniciam na segunda quinzena de julho, mas se intensificam nos dias 24 e 25, momento em que acontecem as apresentações teatrais representadas por membros da comunidade.

O espetáculo ao ar livre é o mais esperados por todos, os preparativos começam com meses de antecedência, cada fantasia é desenhada e confeccionada com todo o empenho e capricho.

O presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, André Luiz, explica que todos os anos as fantasias utilizadas pelos integrantes são substituídas, novos modelos e cores são inseridos ao espetáculo para que a festa seja cada vez mais bonita. “Antes de chegarmos à produção final de todo o material a ser utilizado nas apresentações os integrantes se reúnem, todo um trabalho é desenvolvido em equipe para que a festa seja com clamor e beleza”, diz.

André explica que todos os anos acontecem mudanças, alguns cavaleiros são substituídos, algumas escolhas são feitas através de sorteios com meses de antecedência. Tudo é trabalhado em parceria com a comunidade.

O cavaleiro Raimundo Nonato é um dos participantes mais antigos. Ele comenta que a Festa de São Tiago é a data mais importante para Mazagão Velho e que a organização do evento é feita com responsabilidade e empenho de todos. “Sabemos da responsabilidade de representar bem e fazer uma festa bonita. Esperamos a presença de muitas pessoas vindas de outras localidades, e é por isso que vamos fazer o melhor para que nossa cultura se torne cada vez mais popular”, conclui.

Este ano São Tiago será representado pelo jovem Adriano Amaral, que diz esperar bastante por esse momento. “Estou muito feliz porque participo da programação desde que era um menino de cinco anos e, agora, representar São Tiago é um sonho realizado”, resume.

Cristiane Mareco/Secom

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.