Secretaria de Saúde promove capacitação na Semana Mundial de Aleitamento Materno

No período de 1º a 8 de agosto várias instituições se unem, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, em uma única causa: divulgar a importância da amamentação. O tema deste ano é “Aconselhamento” e objetiva orientar a mulher na forma e na importância do leite materno.

No Amapá, as ações serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através da Atenção Básica e Banco de Leite Humano (BLH). Para celebrar a data, os órgãos envolvidos irão promover uma capacitação em Manejo Clínico da Lactação, no período de 30 de julho a 2 de agosto. O curso será direcionado para 250 profissionais dos municípios de Macapá e Santana e acontecerá na Escola do Legislativo, a partir das 8h.

Segundo a coordenadora do BLH, Andrea Marvão, o objetivo da capacitação é qualificar profissionais de nível superior e médio no atendimento à mãe e ao bebê. “Iremos capacitá-los no processo de aleitamento materno, visando a redução da morbi-mortalidade infantil”, explica.

O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas. A amamentação favorece a relação afetiva mãe/filho e o desenvolvimento da criança, do ponto de vista cognitivo e psicomotor. Apresenta, também, a propriedade de promover o espaçamento das gestações e de diminuir a incidência de algumas doenças na mulher.

“O aleitamento materno é uma prática de extrema importância para a mãe, à criança e à sociedade em geral que deve ser sempre incentivada e protegida, portanto, o papel do profissional de saúde é essencial para o início e a manutenção da amamentação”, conclui Marvão.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.