Educa

Sesa lança dispensador de camisinha adotado pelo Mistério da Saúde

Dando continuidade à programação da 1ª Semana Estadual da Juventude, que acontece no período de 10 a 17 do mês em curso, a Secretaria de Estado da Saúde(Sesa) fará na próxima segunda-feira, 12, o lançamento oficial do dispensador de camisinha, criado por técnicos da Coordenação Estadual DST/AIDS, ideia adotada pelo Ministério da Saúde (MS) que irá distribuí-los para outros Estados. O lançamento acontece no Ginásio do Santa Inês a partir das 16hs.

Em 2012, a Sesa lançou o projeto “Prevenção mais perto de você”. A ação teve o objetivo de ampliar o acesso da população aos insumos de prevenção (camisinha masculina e gel lubrificante) contra as DSTs e Aids. Além disso, ele [projeto] consiste na instalação de dispensador (dispenser) de camisinha em escolas públicas e particulares, unidades de atenção primária à saúde, associações de moradores e demais instituições que facilitem o acesso desses insumos à população.

O dispensador chamou a atenção do MS, por ser construído a partir da adaptação da própria embalagem (caixa) do preservativo. O dispensador alternativo foi desenvolvido pelos enfermeiros Sávio Sarquis e Venceslau Pantoja, que utilizaram princípios de reaproveitamento do recipiente para criar uma maneira eficaz e prática que pode ser utilizado em escolas públicas, faculdades, Unidades Básicas de Saúde ou qualquer outro espaço público que facilite o acesso das populações prioritárias a medidas preventivas.

De acordo com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o ministério já articula junto à fábrica de preservativos masculinos Natex para que ela comece a fornecer o preservativo na caixa já picotada, pronta para ser transformada em um dispensador. Segundo o Ministério da Saúde, seria de extrema relevância difundir por todo o Brasil. Por isso, a organização vai dar início às negociações com a empresa fabricante.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.