Equinócio da Primavera 2013 apresenta Planetário Móvel Maywaka e experimentos científicos

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), apresentará durante a programação do Equinócio da Primavera 2013, que ocorre no período de 20 a 22 deste mês, no Monumento Marco Zero do Equador, sessões de cúpula do Projeto Planetário Móvel do Amapá Maywaka e exposição de experimentos científicos. Os visitantes poderão conhecer o fenômeno e aprender sobre como observar o universo.

“Maywaka”, que significa “universo”, na língua dos índios Palikur de Oiapoque, é um projeto implantado no Museu Sacaca desde 2002 e visa popularizar a astronomia. O Planetário Móvel Maywaka é uma cúpula inflável com seis metros de diâmetro e 4,5 metros de altura, cujo sistema projetivo simula o céu noturno onde se podem observar constelações, planetas e outros astros com a vantagem de não haver poluição visual nem nuvens. No Planetário ainda é possível controlar o tempo e o espaço para observar o céu em qualquer horário e em qualquer lugar do mundo.

Há também a exibição de filmes que mostram como a etnoastronomia pode estar presente no cotidiano das pessoas. Sempre após as sessões de cúpula, o planetarista fala de conhecimentos astronômicos de alguns povos indígenas do Brasil e do Amapá, ressaltando o caráter cultural presente nas diferentes cosmologias desses povos.Uma sessão pode durar 20 minutos, com capacidade para atender até 45 visitantes.

Os filmes do Planetário são programas de cúpula, escolhidos de acordo com a faixa etária ou escolaridade. O projeto também realiza oficinas pedagógicas.

Experimentos científicos

Em parceria com acadêmicos dos cursos de Física e Geografia da Unifap, serão feitas experiências cientificas com o objetivo de demonstrar o Fenômeno do Equinócio.

O grupo de universitários fará exposições de trabalhos que visam conscientizar o público sobre o aspecto científico do fenômeno dos Equinócios que ocorrem na região amapaense, bem como a relação com o Monumento Marco Zero do Equador.

Os experimentos acompanham os seguintes temas: Movimentos que a Terra realiza, Por que a Terra é achatada nos polos?, Relógio Equatorial Solar, Calendário Equatorial Solar (Analema) e o Fenômeno dos equinócios.

Programação do Planetário

Dia 20 (sexta-feira)
8h às 12h / 14h às 17h

Dia 21 (sábado)
14h às 17h / 18h às 20h

Dia 22 (domingo)
8h às 12h / 14h às 17h / 18h às 20h

Andreza Sanches/Setur

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.