Setur elege interlocutores municipais no 1º Encontro do Programa de Regionalização do Turismo

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou durante a manhã de sexta-feira, 20, o 1º Encontro do Programa de Regionalização do Turismo. A reunião fez parte do início da programação do Equinócio da Primavera 2013 e elegeu representantes do segmento para definir estratégias na organização do turismo quanto ao planejamento e gestão no Estado.

Gestores e técnicos dos municípios Tartarugalzinho, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Amapá, Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Itaubal participaram do diálogo com o secretário de Estado do Turismo, Richard Madureira, que pretende atuar em busca de uma gestão integrada com os municípios que compôem os cinco polos turísticos: Castanhais, Meio do Mundo, Tumucumaque, Pororoca e Extremo Norte.

“O que se pretende é apoiar e orientar para organização e consolidação dos segmentos turísticos de todo o Estado, com base na articulação e o fortalecimento de suas instâncias, como forma a dar identidade aos produtos turísticos da nossa região”, explicou o gestor.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Programa de Regionalização do Turismo visa promover a ampliação e diversificação do consumo do produto turístico brasileiro. O programa ainda prevê o fortalecimento institucional, a formação de redes, a estruturação, diversificação e qualificação da oferta turística, bem como a realização de pesquisas e estudos de demanda.

Para o secretário de Turismo do município de Ferreira Gomes, Antônio Brito, o programa ajudará no planejamento das ações voltadas ao segmento em sua região.

“Ferreira Gomes é uma região cuja vocação vem se consolidando a cada ano, através do fortalecimento da rede hoteleira, gastronomia e outros suportes que já comportam os visitantes. A troca de experiências e o auxílio do Estado nas ações será fundamental”, pontuou.

Nesse primeiro encontro foram eleitos os titulares e os suplentes dos municípios que participarão de todas as discussões sobre o Programa de Regionalização do Turismo.

Andreza Sanches/Setur

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.