Programação da Campanha Outubro Rosa inicia na Prefeitura de Macapá

Ação começa nesta quinta-feira, 3, com um café da manhã e coleta de PCCU.

As fachadas da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e do Mercado Central já foram iluminadas com a cor rosa. Esta e várias outras ações fazem parte da programação da Campanha Outubro Rosa, que tem como temaEm Macapá toda Mulher tem direito a uma vida saudável e sem violência”. A ação tem como objetivo incentivar a busca pela prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e do colo do útero.

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) realiza nesta quinta-feira, 3, na sede da prefeitura, o lançamento do Outubro Rosa com um café da manhã e uma ação de coleta de PCCU para todas as servidoras.

Segundo a titular da CMPPM, Celisa Melo, em Macapá a campanha é fundamental em razão dos inúmeros casos de mulheres acometidas pelo câncer de mama e do colo do útero. “A região Norte tem apresentado estatísticas elevadas relacionadas ao câncer. Em Macapá a campanha tem o intuito fundamental de alertar as mulheres a fazer o exame de PCCU, de ir às unidades básicas de saúde e se cuidar”, alerta Celisa.

Ainda acontece uma blitz na Avenida FAB, esquina com a Rua Odilardo Silva, onde haverá distribuição do laço cor-de-rosa e folhetos informativos. Celisa lembra da importância que as mulheres têm no contexto da saúde em Macapá. “Quando uma mulher adoece, adoecem seus filhos, maridos, amigos, porque ela é como uma flor que murcha. Ela embeleza o ambiente, mas com a doença murcha e traz um malefício profundo para a família”, completa a coordenadora.

O que é o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é comemorado todos os anos no mundo todo. O nome da campanha refere-se à cor rosa do laço que simboliza mundialmente a luta das mulheres contra o câncer de mama estimulando a participação da população e das unidades de saúde no combate à doença.

Mais ações

Durante todo o mês de outubro, a CMPPM realizará ações em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira, 4, a partir das 17h, acontece um happy hour, com as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No período de 7 a 31 de outubro acontecerão mobilizações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para o combate e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com coleta de PCCU, secreção vaginal, palestras e distribuição de folhetos informativos sobre a prevenção do câncer.

Haverá também teste rápido de hepatite, HIV, sífilis etc. Durante todo o mês de outubro acontecerão também apresentações culturais, oferecimento de sucos naturais e o laço rosa para todos que buscarem as UBS’s neste período, em especial as mulheres.

As blitzen, com o tema “Macapá cuida da Saúde da Mulher”, acontecem a partir das 17h, nos seguintes dias e locais: 15/10 – Praça do Barão; 18/10 – Praça do Terminal Rodoviário; 22/10 – Cândido Mendes (Fortaleza de Macapá); 23/10 – sinal da Escola Ruth Bezerra.

A campanha finaliza no dia 27 de outubro com um passeio ciclístico com o tema “Vida em Movimento”. A concentração será a partir das 16h30, na Rodovia do Curiaú. Durante a concentração do passeio acontecerão alongamentos, atividades físicas na academia ao ar livre e apresentações culturais.

Alyne Kaiser/Asscom CMPPM

Contato: 91111916 / 81125254

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.