2º Festival Gastronômico “Peixes do Mar” encerra com 60 mil degustações comercializadas

Agência Amapá

A-A+Tamanho da Letra

O corredor que reuniu o melhor da culinária regional na 50ª edição da Expofeira Agropecuária do Amapá encerrou a programação com saldo positivo. 60 mil pratos foram degustados pelos visitantes, durante os dez dias de evento, mais cinco mil toneladas de pescado e 60 mil quilos de camarão consumidos pelo público. O 2º Festival Gastronômico “Peixes do Mar” já se consolida como maior evento gastronômico do Amapá.

Organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Festival reuniu 18 estabelecimentos gastronômicos para apresentar ao público especialidades preparadas com pescado de água salgada existentes no litoral amapaense.Quem visitou o Parque de Exposições pôde contar com um ambiente agradável e receitas inéditas, acompanhadas de ingredientes típicos da região

Quem visitou o Parque de Exposições pôde contar com um ambiente agradável e receitas inéditas, que, acompanhadas de ingredientes típicos da região e preparadas por chefes de cozinha dos melhores restaurantes, bares, lanchonetes e buffets de Macapá e Santana, proporcionaram satisfação ao público.

O preço acessível no valor de R$ 5 chamou a atenção dos visitantes, que todos os dias lotaram a Praça de Alimentação. O sucesso do evento foi garantido. As quatro mil toneladas de pescado planejadas para o preparo dos pratos não foram o suficiente para atender a demanda do público. A coordenação do Festival teve de providenciar mais uma tonelada e meia de pescado.

Conforme a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Elaine Vieira, a parceria foi fundamental para o resultado positivo do Festival. “Os proprietários dos restaurantes estão satisfeitos com o sucesso do evento. A qualidade do pescado, a quantidade e o preço dos pratos fizeram o diferencial. A parceria deu certo e ajudará a fortalecer o setor”, acentuou.

A apreciação da culinária, à base de pescado do mar, surpreendeu a representante do Restaurante Matapi, Edite Vieira. Com a receita “Peixe e camarão ao leite de coco com castanha” e pela primeira vez participando do evento, a chefe de cozinha disse estar bastante satisfeita com a aceitação das especialidades por parte do público.

“Isso representa a valorização da culinária amapaense. Com certeza, o evento atendeu nossas expectativas e o Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa”, reconheceu Edite Vieira, que já estima o aumento no lucro com a procura da receita no seu restaurante, a partir de agora.

O instrutor de gastronomia, Eduardo Gomes, elogiou a iniciativa e garantiu ter ficado satisfeito com a qualidade dos pratos e o requinte com que as especialidades foram apresentadas ao público. “A coordenação está de parabéns pelo evento”, comentou.

Todos os visitantes levaram para casa o Livro de Receitas contendo os ingredientes, modo de preparo de cada receita exposta no 2º Festival Gastronômico “Peixes do Mar”, bem como endereço e contato dos estabelecimentos participantes.

De acordo com a coordenação do Festival, no decorrer da semana, a Secretaria de Estado do Turismo anunciará o prato mais apreciado pelos visitantes durante o evento. O proprietário do estabelecimento vencedor será homenageado.

Andreza Sanches/Setur

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.