Educa

Filhos de Mário Quirino doam livros a alunos de escola que o tem como patrono

Educa

Agência Amapá

Acervo doado é um presente da família do professor Mário Quirino que muito contribuirá para o conhecimento de estudantes e professoresAlunos e comunidade do entorno da Escola Estadual Mário Quirino da Silva receberam nesta segunda-feira, 7, livros e DVDs com fotos e documentos que contam a história de vida do patrono da instituição. O livro “Professor Mário Quirino da Silva – Biografia”, escrito pelos filhos do professor – Márcio José Façanha da Silva, Sérgio Façanha da Silva e Délrio Façanha da Silva -, traz em suas 73 páginas a síntese de uma vida dedicada à educação.

A solenidade contou com a presença dos autores do livro; da secretária de Estado da Educação, Elda Gomes Araújo; do professor Antônio Munhoz Lopes; ex-alunos, alunos e equipe gestora da escola.

“Para todos nós é uma honra estar aqui nessa escola que está passando por um processo de reforma e ampliação, e vai ser entregue de forma que tanto os alunos e os professores possam usufruir de uma estrutura que garanta conforto e qualidade na educação. Esse livro é um presente da família do professor Mário Quirino para vocês”, afirmou Elda Araújo.

Márcio José Façanha falou sobre o livro e a trajetória de seu pai na educação. “Para nós é muito mais do que uma honra, é uma declaração de gratidão por essa terra que acolheu nosso pai maravilhosamente bem. Ele percorreu aqui uma carreira inicialmente administrativa, depois no campo da educação; e eu não tenho dúvidas de que para ele seria uma emoção muito grande saber que existe uma escola que leva o seu nome”, ressaltou.

Cheia de emoção, que levou os filhos do patrono da escola às lágrimas, foi a declamação de um poema pelo aluno Antônio, que cita a importância do colégio para os estudantes e das batalhas diárias para alcançar o conhecimento. O poema é de autoria da diretora do estabelecimento, Cleide Maria Cardoso.

“É uma grande honra vivenciar esse momento. A Mário Quirino é uma escola pela qual temos um carinho muito especial, tem uma clientela maravilhosa, que está fazendo parte desse momento histórico que é o lançamento da biografia que, com certeza, será bem utilizada por nossos professores e alunos para que eles possam conhecer melhor nosso patrono”, enfatizou a diretora.

Dentre os ex-alunos do mestre Mário Quirino estava presente o jornalista João Silva. Muito emocionado, falou do grande exemplo que o professor foi para cada um que conviveu com ele. “Isso tem que ser seguido pelos novos professores, alunos, essa juventude em construção. É muito importante. É preciso valorizar a história do Estado e as pessoas que fazem a nossa história. Eu quero parabenizar pelo gesto magnífico que, sem dúvida nenhuma, só vem somar com a educação”.

Miguel Ângelo, professor de história da Escola Mário Quirino, falou sobre a importância histórica da obra não só para o conhecimento dos alunos, como também dos professores. “Essa doação é muito importante, porque são poucos os que resgatam a história do Amapá. Eu, como representante dessa escola, parabenizo os filhos do professor Mário Quirino pela grandiosa ideia, que só vem somar com a história de nosso Estado”.

Rúbia Duarte/Seed

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.