Semast comemora Mês do Idoso com palestras, passeios e atendimentos de saúde

Em comemoração aos dez anos do Estatuto do Idoso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) promoveu uma programação especial denominada “Outubro, Mês do Idoso”. Na ocasião, os alunos do Centro Arte Vida, da Divisão de Apoio à Pessoa Idosa (Dapi), participaram nesta quarta-feira, 9, de uma tarde de orientação sobre saúde e cuidados com a alimentação.

A equipe da Unidade Básica de Saúde do bairro Perpétuo Socorro, formada por enfermeiros da família, levou aos alunos palestras e orientações sobre hipertensão e diabete, mal que atinge a maioria dos idosos. Os formandos da Escola Técnica de Saúde Flórence verificaram a pressão arterial dos participantes do evento e, de acordo com o resultado, os mesmos passavam informações sobre os cuidados com a saúde.

“Sou hipertensa e consulto o médico frequentemente. Sei que palestras e atendimentos como esses são o primeiro passo para que meus colegas possam procurar tratamento”, frisou a aluna do Centro Arte e Vida, Lola Perez, que aprovou as atividades do dia.

Os alunos também verificaram a glicemia, realizada pela equipe de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Mesmo sabendo que o exame consiste em uma pequena picada, os participantes se mostraram corajosos e preocupados com a saúde. “Temos uma responsabilidade com a melhor idade. Iremos realizar todas as atividades que proporcionem uma vida saudável”, salientou a coordenadora da Dapi, Vanusa Cardozo.

A programação desta quarta-feira foi encerrada com atividades físicas e alongamentos, onde os participantes, além de cuidarem da saúde, se divertiram durante as dinâmicas. Durante todo o mês de outubro, a Semast realizará atividades e oficinas para os idosos que estejam regularmente matriculados no Centro Arte e Vida. Diariamente a secretaria realiza a matrícula de novos alunos.

Renata Marques/Asscom Semast

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.