As duas bolsas

Dom Pedro José Conti - Bispo de Macapá
Dom Pedro José Conti – Bispo de Macapá

Certo dia, um jovem muito pobre, andando na feira, encontrou uma bolsa com dez moedas de ouro. Agradeceu a Deus pela sorte inesperada e resolveu gastá-las. No entanto sua consciência pesou e ele achou por bem voltar antes para casa para perguntar à mãe o que devia fazer com o dinheiro. Apesar da pobreza total, a mãe não titubeou:

– Volte já ao mercado, encontre quem perdeu as moedas e as devolva!

O jovem obedeceu. Antes ainda de chegar à feira viu um bom grupo de pessoas reunidas e um senhor desesperado, chorando a perda do seu dinheiro.  Pediu licença, apresentou a bolsa que tinha encontrado e perguntou se aquela era a perdida. O homem, rico e avarento, logo reconheceu que era a sua bolsa e a arrancou das mãos do jovem. Entendeu que por estar na frente de tantas pessoas devia dar-lhe alguma recompensa Não quis fazê-lo e inventou uma desculpa gravíssima. Começou a gritar:

– Ladrão, ladrão, aqui tinha vinte moedas de ouro, onde estão as outras?

Assim a confusão foi armada; o jovem foi segurado e ia ser entregue ao juiz, apesar das suas reclamações de inocência. O juiz chegou e logo percebeu a farsa. Se o jovem tivesse querido ficar com o dinheiro, podia ter ficado com tudo e não devolver somente a metade. Por isso, o juiz perguntou por três vezes ao rico:

– O senhor tem certeza que na sua bolsa tinha vinte moedas de ouro?

– Certeza absoluta – respondeu três vezes o rico avarento.

– Pois bem – sentenciou o juiz – cheguei à conclusão que hoje na feira foram perdidas duas bolsas com dinheiro: uma com vinte e uma com dez moedas de ouro. Sendo que ninguém está reclamando pela bolsa de dez moedas decido que esta seja imediatamente devolvida ao jovem que a encontrou e que se continue procurando a outra bolsa com vinte moedas. Quem sabe que ainda esteja por aí.

Coisas de outros tempos, sem dúvida. Talvez mais humanos. A parábola do evangelho deste domingo nos fala de um juiz corrupto que, porém, acaba fazendo justiça a favor de uma viúva por causa da insistência dela. Desta maneira, o Senhor quis nos ensinar a nunca desistir da oração e conclui com uma pergunta sempre questionadora: “Mas o Filho do homem, quando vier, ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Fé e oração só podem estar juntas. Quando estão separadas é para pensar se uma das duas, de fato, não esteja faltando. Se não temos fé, se não confiamos naquele que invocamos, a nossa oração serve somente para nós mesmos. Não tem ninguém para escutar e acolher o nosso pedido.  Do outro lado, dizer que temos fé, mas nunca invocarmos Aquele que está sempre pronto a nos escutar, significa ter uma fé vazia e, portanto, também inútil. Este “deus” não nos interessa.

Eu sei que muitos não aceitam estas considerações e se desculpam dizendo que têm fé, mas que, porém, preferem rezar sozinhos. Cada vez mais, a sociedade de hoje reduz a religiosidade de uma pessoa a uma questão particular. Cada um acredita se quiser e em quem quiser. Do mesmo jeito reza como quiser e a quem quiser. Ninguém mais precisa de igrejas, reuniões, mestres, ministros de culto e pastores. Ou escolhe quem mais lhe agrada. A tentação de cair neste “reducionismo” da fé e da oração é muito grande e, vamos ser sinceros, cômoda.

Cada um pode construir o deus que bem quiser, a sua própria imagem e semelhança, com as regras decididas por si mesmo, para ter a sua consciência em paz, sem precisar confrontar-se com outros ou acolher uma Palavra que, para quem acredita, vem de Deus, mas que os grupos religiosos parecem interpretar cada um do seu jeito. Uma bela gritaria e uma bela confusão.

Resultado: este “deus”, que afinal sou eu mesmo, cansa porque não tem nada de novo, nada cobra e tudo deixa passar. Portanto não é ninguém que me aguarde e se preocupe por mim. Um Deus sem rosto não pode ser um Deus de amor. Com isso, a oração é a primeira atitude que acaba e logo em seguida a fé esfria até se apagar. Diferente é para quem conhece bem o seu Deus, acredita que é amado por Ele e que pode amá-lo em resposta. A oração pode ser um pedido insistente, o grito de um pobre pecador, mas também pode ser o louvor e a gratidão de um filho que reconhece a bondade do Pai. Somente assim a fé continuará viva neste mundo.

Talvez estejamos precisando de algum “juiz” honesto que desmascare as nossas farsas.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.