Caminhada chama a atenção para os riscos da hipertensão e do diabetes

O Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN) realiza nesta sexta-feira, 25, uma caminhada que tem como objetivo conscientizar a população para os ricos da hipertensão e do diabetes. A ação faz parte do Programa HiperSaúde criado pelo Centro. A concentração será na Praça Veiga Cabral, seguindo pela Rua Cândido Mendes até a Praça do Forte. A saída será às 16h.

A hipertensão e o diabetes ainda são grandes males da vida dos brasileiros. Os números impressionam. Entre a população adulta, são mais de 30 milhões de hipertensos; os diabéticos já passam de 12 milhões. No Amapá, o CRTN cuida desses pacientes por meio de métodos naturais.

De acordo com a nutricionista do Centro, Natália Moreira, tanto a hipertensão como o diabetes são doenças crônicas. "Elas não têm cura, mas podem ser controladas com medicamentos e bons hábitos de vida", diz a especialista. "Exercícios físicos, alimentação regrada, sem cigarros e bebida alcoólica, ajudam a evitar as complicações com a doença", aconselha Natália.

O Programa de Reeducação de Hipertensos e Diabéticos (PRHD) do CRTN auxilia, através de métodos naturais, o controle da hipertensão e diabetes. Os profissionais se utilizam de exercícios, além de acompanhamento nutricional, médicos, de enfermeiros e de exames no controle das doenças. Existem cadastrados no CRTN cerca de 500 pacientes com essas patologias.

Natália Moreira explica que "pelo controle conseguimos reduzir o diabetes e a hipertensão através de atividades físicas e assim oferecer melhor qualidade de vida a esses pacientes". A nutricionista faz um convite para quem quiser fazer parte do programa. "O paciente deve ser encaminhado ao Centro por um profissional médico. Ao nos procurar, ele deve apresentar o encaminhamento, o cartão do SUS e a Carteira de Identidade", completa.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.