Governo do Estado lança nesta sexta-feira o Programa Pacto pela Paz na Escola

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), lança nesta sexta-feira, 8, o Programa Pacto pela Paz na Escola. A cerimônia de assinatura do decreto, pelo governador Camilo Capiberibe, será às 9h no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.

A violência ocorrida nas escolas deu origem a discussões mais abrangentes sobre o assunto. Vários órgãos governamentais discutiram medidas para implantar a cultura da paz nas escolas estaduais. O projeto-piloto iniciará pela Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, onde eram recorrentes os índices de violência.

Em várias reuniões foi realizado um estudo socioeconômico do bairro onde está localizada a escola, que sofre os reflexos dos acontecimentos externos como a pobreza, violência, drogas, furtos, entre outros.

A iniciativa visa estimular a integração e a corresponsabilidade da escola, da família, da comunidade e da segurança pública na busca pela cidadania. O programa irá alcançar também escolas de bairros próximos ao Perpétuo Socorro, como o Cidade Nova e ainda os seguintes bairros: Pedrinhas, Vale Verde, Brasil Novo e São Lázaro, todos com índice de violência presente na escola. O projeto será desenvolvido em duas fases.

A primeira com ações planejadas e direcionadas aos alunos, professores, corpo técnico, pessoal de apoio, equipe gestora da escola e familiares, no ambiente escolar, através das secretarias de Estado da Educação, de Segurança Pública, de Cultura, Polícia Militar e Ministério Público.

A segunda fase terá como público-alvo a população do entorno da escola, através das instituições: Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Secretaria de Saúde, Ministério Público e Conselho Tutelar.

Adryany Magalhaes/Seed

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.