Lacen realiza a IX Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata

Em 17 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. Para marcar a data, o Governo do Estado realizará, no dia 27, das 8h às 16h, a IX Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, que acontecerá no estacionamento do Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), situado na Rua Tancredo Neves 1118, bairro do São lázaro.

Na ocasião serão disponibilizados três mil testes de coleta de sangue para o exame de PSA em homens com idade a partir de 40 anos. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), sob a coordenação do Laboratório Central, e tem o envolvimento de 50 profissionais da área de saúde entre biomédicos, bioquímicos, técnicos de laboratório e apoio logístico.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. O Instituto considera a doença como de terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

No Amapá, os exames para diagnosticar o câncer de próstata podem ser feitos no Laboratório Central do Estado. Em 2012, 3.856 exames foram efetuados e, destes, 6% apresentaram alterações.

Cristiane Mareco/Secom

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.