Reunião prepara municípios para a chegada de mais 30 médicos cubanos

A Coordenação Estadual do Programa Mais Médico reuniu na tarde desta segunda-feira, 18, com prefeitos e secretários municipais de saúde para definirem as pactuações para a chegada de mais 30 médicos cubanos ao Estado. O encontro aconteceu na sala de vídeo conferência do Banco do Brasil, da Av. Independência, no Centro de Macapá, e contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Olinda Araújo.

Coordenação do Mais Médico, prefeitos e secretários municipais de saúde firmaram pacto para a chegada de mais 30 profissionais cubanosSegundo a coordenadora do programa, Maryanne Seabra, a reunião serviu para definir o apoio logístico que os municípios darão a estes profissionais. Prefeitos e secretários municipais de saúde de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pedra Branca e Vitória do Jari se comprometeram a ofertar estadia e alimentação aos médicos.

Os profissionais serão distribuídos da seguinte forma: Macapá (11 médicos), Laranjal do Jarí (3 médicos), Oiapoque (3 médicos) Porto Grande ( 1 médico), Ferreira Gomes (1 médico) Pedra Branca (1médico), Serra do Navio (1 médico) Vitória do Jari (2 médicos) e Santana (7 médicos). “Todos os profissionais vão atuar na atenção primaria destes municípios”, explica Maryanne.

O prefeito de Porto Grande, Toni do Matapi, diz que o médico que irá para o município será de grande importância para a população, pois ele irá atuar, principalmente, na saúde preventiva. “De acordo com as determinações do Ministério da Saúde, este médico será exclusivamente do município, sendo assim, ficará permanentemente no município e seu trabalho irá ajudar a desafogar o atendimento no Hospital de Porto Grande”, diz

Já foram encaminhados ao Amapá 38 médicos, que somados aos novos 30 profissionais que chagarão brevemente, totalizarão 68 profissionais que vão passar a atuar nos municípios do Estado.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.