Estudantes aprovam lançamento do Passe Social Estudantil

Centenas de estudantes lotaram o Salão Nobre do Palácio do Setentrião para acompanhar o lançamento do Passe Social Estudantil. Eles aprovaram o projeto que visa beneficiar cerca de 10 mil alunos amapaenses.

A luta pelo Passe Social Estudantil é da Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv), em articulação conjunta com o secretário extraordinário de Políticas Públicas para a Juventude do Estado, Alex Nazaré. “Desde o mês de junho, com o movimento ‘Vem pra Rua’, sentimos a necessidade de lutar pelos jovens que buscavam a gratuidade no transporte coletivo. Através dessa conversa, chegamos a um acordo em relação ao pagamento desse benefício e conseguimos gratuidade para cerca de 10 mil estudantes que serão inicialmente beneficiados”, garantiu o coordenador municipal da Juventude, Yan Maciel de França.

Para Marian Lemos, de 15 anos, aluna da Escola Estadual Castelo Branco, a iniciativa é importante para quem busca a gratuidade no serviço de transporte. “Os nossos gestores estão de parabéns. Eu e meus dois irmãos temos que nos deslocar de ônibus para a escola. Com essa gratuidade, nossa família vai economizar e poderá utilizar esse valor em outra coisa”, garantiu a estudante.

O benefício

O passe será destinado a estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, que já pagam meia passagem e estão cadastrados no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). Eles também devem estar inseridos nos programas sociais (Renda para Viver Melhor, Bolsa Família, Onda Jovem e Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico).

Projeto de Lei que regulamenta o Passe Social Estudantil será encaminhado em regime de urgência para ser aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá. A Prefeitura de Macapá e o Governo do Estado esperam que a lei passe a funcionar já a partir do dia 1º de dezembro.

Alyne Kaiser/Asscom Comjuv

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.