Prefeitura de Macapá segue com ações do Novembro Azul

A Prefeitura de Macapá (PMM), em parceria com o Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), realiza na quadra da igreja Jesus de Nazaré uma ação alusiva ao Novembro Azul, mês dedicado ao combate ao câncer de próstata no mundo todo. A ação tem o objetivo de estimular a população masculina a procurar atendimento médico preventivo.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou atendimentos como consultas de clínica geral, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, massagem, distribuição de preservativos e material educativo. Além disso, estão sendo disponibilizados 400 exames de PSA que, após coletados, serão encaminhados para análise no Laboratório Municipal de Referência, que funciona na unidade de saúde do bairro Congós.

A coordenadora do programa Estratégia de Saúde da Família, Rosa Guimarães, disse que ações como essa têm como objetivo incentivar a classe masculina a cuidar da própria saúde. “Culturalmente, o homem cuida pouco da sua saúde, por isso estamos trabalhando para divulgar a importância de realizar o exame de PSA, para reverter essa situação e modificar o modo de agir dos homens, fazendo com que eles busquem mais qualidade de vida”, explicou.

A ação “Novembro Azul” acontece nos dias 27 e 28, das 8h às 18h, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, no bairro Jesus de Nazaré.

Sobre a Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Sônia Sandim – Asscom PMM
Fotos: Max Renê

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.