Presidente da UNE diz que Amapá avança ao instituir o Passe Social Estudantil

O governador Camilo Capiberibe reuniu na manhã desta quinta-feira, 5, no gabinete do Palácio do Setentrião, com a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, algumas lideranças do movimento estudantil do Amapá e o secretário Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Alex Nazaré.

A vinda da dirigente ao Estado foi para saber detalhes de como vai funcionar o Passe Social Estudantil e estabelecer uma agenda comum para garantir nos próximos anos a ampliação deste direito, que atualmente vai beneficiar 10 mil estudantes com passe livre. O critério, neste primeiro momento, é beneficiar quem é atendido pelos programas sociais Renda para Viver Melhor, Bolsa Família, Onda Jovem e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

"O Amapá deu um grande passe para garantir o acesso dos estudantes carentes à educação. Logicamente que é preciso ampliar o benefício para que todos os estudantes sejam atendidos, mas neste momento, sem dúvida nenhuma é uma grande conquista", comentou Virgínia Barros.

O governador Camilo Capiberibe disse aos estudantes que o primeiro passo é sancionar a lei que garante o Passe Social Estudantil e que o desafio é conhecer outros modelos de passe-livre já implantados em outros Estados.

No caso do Amapá, os Executivos Estadual e Municipal irão arcar com o custo da outra metade, que antes era paga por esses estudantes – valor que corresponde a R$ 500 mil mensais. O pagamento desse montante será agora equacionado da seguinte forma: o governo custeará 2/3 do total e a prefeitura garantirá 1/3 da conta.

"Começamos a atender uma reivindicação histórica da classe estudantil. O Passe Social Estudantil é o início, mas com toda certeza avançaremos ainda mais. O importante é que, nesse momento, quem mais precisa não vai mais pagar transporte para estudar", garantiu o governador a presidente da UNE.

Núcleo de Jornalismo/Secom

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.