Semed e Guarda Municipal discutem ações para melhoria da segurança nas escolas

Diretores das escolas municipais de Macapá estiveram reunidos na última quarta-feira, 4, com o Comando da Guarda Municipal de Macapá. A finalidade foi discutir meios para melhorar a segurança na rede municipal de ensino, bem como evitar ocorrências de novos casos de furtos e violência nos educandários, como os registrados em anos anteriores.

A reunião foi proposta pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na oportunidade, cada diretor de escola expôs suas principais experiências e dificuldades enfrentadas em sua respectiva instituição. Um dos principais problemas levantados diz respeito aos fins de semana (especialmente aos domingos e feriados), quando não se tem expediente nas escolas e casos de arrombamento aumentam.

Nívea da Silva, diretora da Escola de Educação Infantil Eficaz, no bairro Jardim Felicidade I, acredita que, além do interesse da Guarda Municipal em proteger o patrimônio e ajudar a manter a organização nas escolas, a principal ação deve ser desenvolvida pela própria comunidade. “É preciso trabalhar a criança. Trazer a família para dentro da escola, realizar projetos e palestras de sensibilização. Fazer todos irem à escola despreocupados e com a certeza de permanecer no ambiente de estudo sem correr riscos”.

O subsecretário da Semed, Marcos Távora, comentou sobre a implantação de projetos que consistem em ações voltadas para a transformação de valores e o fortalecimento da cultura e da paz nas escolas e no seu entorno. “A Prefeitura de Macapá, na gestão do prefeito Clécio Luís, através da Guarda Municipal e em parceria com outras secretarias de governo, está trabalhando ações de diminuição da criminalidade nas escolas, onde novos projetos já estão sendo estudados”.

“É importante a presença da Guarda Municipal em nossas escolas. Além das atividades inerentes a mesma, ela pode colaborar no processo de ensino-aprendizagem com projetos específicos de intervenção. A escola é para acolher nossas crianças e assim termos adultos de boa índole”, completou Marcos.

Além do subsecretário Marcos Távora, participaram da reunião o comandante-geral da Guarda Municipal, Paulo de Oliveira, inspetores e os diretores e coordenadores de escolas da rede municipal. Ao fim do encontro, tanto os diretores quanto o subsecretário se mostraram satisfeitos com a disposição da Guarda Municipal em ouvir os anseios e trabalharem para resolver os referidos problemas.

Anselmo Wanzeller/Asscom Semed

Contato: 9182-4976 / 8132-4938

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.