Simpósio de design propõe a inserção do profissional nas políticas públicas do Amapá

As duas instituições de ensino superior do Estado que oferecem formação na área de design – a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e o Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) – são parceiras na realização do Simpósio Amapaense de Design, que acontecerá no período de 11 a 13 de dezembro, nas duas instituições, com participação aberta ao público.

O evento foi formatado visando à criação de um diálogo preciso e coerente com as instâncias governamentais e não-governamentais a respeito da contribuição do design para o desenvolvimento do Estado. Um dos objetivos é chamar a atenção da profissão como instrumento indutor do desenvolvimento econômico e incentivar a criação de políticas públicas ligadas à inovação e design na área dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), bem como a inserção do profissional no meio empresarial e estatal.

Entre as diversas áreas de atuação do profissional de design, o setor produtivo local, especialmente as cooperativas, é um dos que mais apresenta possibilidades de crescimento a partir da oferta de produtos mais atraentes e, por isso, mais competitivos e que ainda contribuem para a divulgação da identidade e cultura do Estado.

Sob o tema O Valor do Design, o Simpósio Amapaense de Design discutirá também o profissional como produtor do desenvolvimento da cultura, meio ambiente e economia, apresentando uma programação voltada ao interesse de diferentes profissões, tais como as engenharias de Produção, Ambiental, Florestal, Pesca, Química e Arquitetura e Urbanismo. "A ideia é possibilitar um intercâmbio indispensável entre as academias, governo e profissionais do mercado", destacam os organizadores.

A programação está composta de palestras, mesas-redondas, apresentação de slides, oficinas, workshop e apresentação de trabalhos, projetos e artigos desenvolvidos por acadêmicos da Ueap e do Ceap. Ao final, serão aplicados questionários de satisfação com o objetivo de mensurar a qualidade e aceitação do evento, gerando, assim, parâmetros de melhoria para a segunda edição.

A abertura está marcada para às 19h30, no auditório do Ceap, seguida da palestra de abertura, às 20h45, com o professor-doutor Cláudio Goya, da Unesp, que abordará o tema "A importância do profissional de design para o desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma sociedade". As inscrições serão feitas no local.

Keila Gibson Rebelo/Ueap

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.