Escola Castelo Branco confirma a realização da décima edição dos Jogos Internos que homenageia Nelson Mandela

Por Oscar Filho – professor e jornalista

Adiada de novembro para o período de 17 a 20 de dezembro 2013, na quadra poliesportiva e demais dependências escolares, a Escola Estadual Castelo Branco confirma a realização da décima edição dos Jogos Internos Castelanos. A solene cerimônia de abertura, um dos momentos mais bonitos dos jogos, está programada para terça-feira, 17 de dezembro/13, às 16 horas, com o desfile das equipes, corrida olímpica, apoteose do fogo, juramento do (a) atleta, coreografias, além de uma exposição fotográfica dos dez anos de realização dos jogos.

“O esporte tem a força de mudar o mundo,” pensamento de Nelson Mandela, é o slogan dos jogos, escolhido muito antes do falecimento do grande líder da África do Sul, que além de inspirar os (as) atletas é também uma singela homenagem a Mandela, que apostou no esporte como forma de unir povos e nações. Durante os jogos serão dedicados minutos de silêncio em memória do aluno Rodicleson de Jesus, que morreu em novembro último, em consequência de um tiro acidental no interior da sala de aula.

A décima edição dos Jogos Castelanos conta com algumas novidades, como os critérios para a participação nas competições: o (a) aluno (a) deverá ter no mínimo 50% de rendimento (nota) em cada disciplina e 75% de frequência; será atribuído um ponto para quem participar das atividades esportivas ou paralelas, sendo que essa pontuação valerá apenas para a disciplina do professor técnico de cada turma, e o (a) aluno (a) poderá participar de apenas duas modalidades coletivas e uma individual.

Futsal masculino e feminino; Queimada (feminino); Voleibol, Basquete, Handebol com times mistos, Tênis de Mesa e Xadrez (individual masculino e feminino) são as modalidades que estarão em disputa nos jogos, além de atividades paralelas para quem, por alguma razão, não pode praticar esportes. As competições serão realizadas no período de 17 a 20 de dezembro, nos respectivos turnos de aulas, e a entrega das medalhas e troféus será após a final de cada modalidade.

Outra ação sempre presente nos jogos são as inscrições feitas com doações de alimentos não perecíveis, realizadas de 21 a 30 de outubro, com 1 kg de alimento por atleta, dependendo da modalidade: feijão, arroz e leite. As doações incentivam os estudantes a viverem a solidariedade para com as pessoas mais necessitadas. Mais de dez comissões formadas por professores (as) e funcionários (as) trabalham na organização e realização dos jogos da Escola Estadual Castelo Branco: comissão geral, técnica, abertura, ornamentação, disciplinar, apoio, divulgação, premiação, ambientes de aprendizagem, limpeza e alimentação.

“Este é o terceiro ano consecutivo que realizamos os jogos escolares, depois que retomamos esta iniciativa tradicional em nossa Escola Castelo Branco, após alguns anos sem a programação. Cada vez mais alunos (as), professores (as), toda a comunidade escolar demonstra interesse pelos jogos, e vamos melhorando sempre mais a organização, os critérios de participação e avaliação, e o envolvimento de toda a comunidade escolar também na ação solidária de doação de alimentos que destinamos a uma instituição de caridade”, afirma Maria Das Dores Lobato da Silva, diretora da Escola Estadual Castelo Branco.
Contatos: 3212-5223/ 91357722

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.