Governo e prefeitura fecham parceria para implantação do SOS Emergência

Os secretários de Saúde do Estado e do município, Olinda Consuelo e Dorinaldo Malafaia, respectivamente, se reuniram nesta quarta-feira, 5, com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, para discutir parcerias na implantação do programa SOS Emergência, do Governo Federal.

O encontro teve a participação de Francisco de Assis Mareco, apoiador local e representante no Amapá do Ministério da Saúde. Ele explicou a importância do programa e qual a participação da prefeitura para que o SOS Emergência funcione de forma apropriada.

O SOS Emergência é uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a gestão e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde nas principais emergências do Brasil. No Amapá, o programa está em fase de implantação no Hospital de Emergência, que é a única porta de entrada de emergências do Estado.

"Queremos sensibilizar o município para que o trabalho seja feito em parceria, fortalecendo a atenção básica. Com os postos funcionando, o atendimento no Hospital de Emergência vai reduzir e, com isso, vamos evitar a superlotação", ponderou Mareco.

O técnico explicou também que a implantação do novo serviço deve melhorar o acolhimento do hospital e a resolutividade da assistência. "Isso será visível porque promovemos a qualificação da equipe administrativa e técnica do HE, aperfeiçoando o fluxo na recepção dos pacientes", ressaltou.

A reunião foi um preparatório para a assinatura do Termo de Adesão do Hospital de Emergência ao programa SOS Emergência, que ocorrerá nesta quinta-feira, 6, às 8h30, no Palácio do Setentrião, entre os governos Federal, Estadual e o município de Macapá.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.